VACINAÇÃO: MUNICÍPIO INICIA VACINAÇÃO CONTRA H1N1

VACINAÇÃO

Município inicia vacinação contra H1N1

Texto e Fotos: Márcia Vieira





Na manhã deste sábado, último dia do mês de abril, foi dada a largada para crianças, gestantes, idosos e trabalhadores da saúde se imunizarem contra o  vírus da gripe Influenza, H1N1, em todo o país. O posto de saúde do bairro São Judas foi o escolhido como ponto chave para a abertura da campanha em Montes Claros e, durante todo o dia, recebeu milhares de cidadãos preocupados e conscientes.
Foi o caso de Graziele Xavier, que na vigésima quarta semana de gestação, cumpriu mais uma etapa nos cuidados com ela e com o bebê: “Eu escuto muito o noticiário e sei da importância de manter o cartão de vacinação em dia. A campanha foi bastante reforçada no município. Nós sabemos da gravidade da doença e, como mãe, trouxe meu filho para vacinar também. As doenças avançam e a gente tem que estar atento”. Graziele também fez o seu papel de cidadã e convidou mais gente a se juntar à causa. “Estou consciente e tranquila pra levar minha gravidez adiante”, pontuou.
Gilson Gonçalves está no grupo de portadores de doenças crônicas. Muito preocupado com a saúde, declarou: “não tenho idade ainda, mas sou hipertenso e diabético, então tenho que me cuidar. De dez anos pra cá eu tomo a vacina e nunca mais gripei”. Contente ao receber a vacina, ainda revelou: “Frequento o posto há muito tempo e não tenho queixa. Sou sempre muito bem atendido.”
Luís Benício dos Reis, enfermeiro responsável pela Estratégia Saúde da Família, falou sobre a vacinação: “hoje é o Dia D e temos  absorvido uma demanda bastante expressiva. A vacina em questão previne a gripe sazonal, a H1N1, e a principal tarefa é prevenir as principais complicações desta condição de saúde, que para alguns é branda, mas em outros pode até levar a óbito”, disse.
Benício destacou que todas as regras são rigorosamente cumpridas: “o material é descartável, de uso individualizado, aplicado intramuscular e desprezado após o uso.  Pensando num bom atendimento montamos estratégia com três ambientes para receber a população da comunidade da área de abrangência e as demais residentes no município”, afirmou.
De acordo com Rafael Majuste, coordenador de Epidemiologia do município, “a campanha está com uma boa adesão e correspondendo à expectativa, mas é necessário que todas as pessoas incluídas nos grupos já citados que ainda não se vacinaram procurem as unidades de saúde e se previnam”.
O vice-prefeito de Montes Claros, José Vicente Medeiros, declarou, após receber a dose: “observamos que muitas localidades não têm a vacina. Mas aqui em Montes Claros, graças a Deus, tudo foi organizado e estamos atendendo à demanda. Pedimos que todos se conscientizem e venham às unidades”.
A vacinação está disponível até o dia 20 de maio em todas as unidades com sala de vacinação. Para se vacinar, basta levar o cartão de vacinação e documento de identidade.

Comentários