ATÉ BREVE, ELVÉCIO!!!!

LUTO nas ARTES: ELVÉCIO GUIMARÃES

A arte de Minas Gerais e do Brasil está de luto. Faleceu nesta madrugada em Belo Horizonte, o ator e diretor, ELVÉCIO GUIMARÃES (ELVÉCIO com "E", como ele sempre fazia questão de ressaltar).Tive a alegria de ser aluna do mestre Elvécio e conviver com ele extra-classe.  Dividimos um amigo comum, o também diretor, Breno Milagres, e momentos alegres de boa conversa e diversão. Elvécio era engraçado até quando simulava uma cara fechada. Do período do curso, tenho boas e más recordações. A parte ruim é que ele, Elvécio, sempre estava com um cigarro na boca e soltava fumaça na minha cara. Odiava isso. Também durante o curso perdi o meu pai e aí nada mais teve graça. Já a melhor recordação, não é propriamente do curso, mas do que acontecia depois.  Todos os sábados, ao final das aulas, que aconteciam no estúdio da Fátima Carretero, na Savassi, Breno e Elvécio me levavam para o Mala e Cuia, onde ficávamos até à noite batendo papo e rindo muito. Definitivamente, não nasci para o ofício, mas o curso foi um ótimo álibi pra eu estar em companhia dessas duas ótimas pessoas em seguidos finais de semana em BH. Em 2012, estive na comemoração de aniversário do Elvécio em BH, no meu cantinho favorito na capital mineira, a Casa dos Contos. Por ali, toda gente das artes, da jovem e velha guarda, festejava o inesquecível ELVÉCIO GUIMARAES. Uma perda, sem dúvida.
Veja abaixo matéria do Estado de Minas, sobre a partida do ator/diretor e fotos do níver em 2012:

Níver em BH: ELVÉCIO GUIMARÃES:


Ator e diretor mineiro Elvécio Guimarães morre aos 82 anos

Artista foi um dos pioneiros do teatro em Belo Horizonte. Elvécio trabalhou na TV Itacolomi e foi professor na Fundação Clóvis Salgado

  por  Estado de Minas

Faleceu na madrugada deste domingo o ator e diretor Elvécio Guimarães, um dos principais nomes do teatro mineiro. O artista, que tinha 82 anos, sofria de enfisema pulmonar. O velório acontece no Cemitério do Bonfim desde as 10h. O sepultamento está marcado para as 16h.

  Elvécio trabalhou na TV Itacolomi e posteriormente participou de mais de cem espetáculos teatrais como ator e diretor. Ele foi um dos responsáveis pela criação da Escola de Teatro do Centro de Formação Artística (Cefar) do Palácio das Artes, onde trabalhou como professor. O artista foi chamado de mestre por pelo menos três gerações de artistas de Minas Gerais.

 A dedicação ao teatro e à organização do setor artístico-cultural mineiro o levou à Secretária de Estado da Cultura, em 1990, cargo que exerceu durante um ano.

O último trabalho de Elvécio foi a locução de vídeos da série Travessia, do Estado de Minas, que homenageou os 60 anos da obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. O ator participou do especial lendo trechos do clássico.

Comentários