FESTAS de AGOSTO:CLÁUDIO OLIVEIRA, O FESTEIRO de SÃO BENEDITO

Personagens das Festas de Agosto
Cláudio Oliveira - O Festeiro de São Benedito
 
Texto e Fotos: Márcia Vieira

“... A dor do povo de São Benedito, no mastro existe para ser louvada...” (Montesclareou - Tino Gomes e Georgino Jr.)


Cláudio Oliveira, o Claudinho, há 15 anos trabalhando na Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros, conhece bem os versos que encantam a Princesa do Norte, a capital do Norte de Minas, a terra de grande beleza: Montes Claros, imortalizada em letras, retratos e canções, por filhos legítimos ou agregados.
É Claudinho quem cuida da parte de ornamentação dos eventos promovidos pela Secretaria, de janeiro a dezembro de cada ano. Mas, para ele, 2016 é um ano especial: não por acaso, foi escolhido para ser o festeiro de São Benedito, um dos três santos celebrados no evento religioso que acontece a partir do próximo dia 17 e prossegue até o dia 21.



No momento da entrevista, Cláudio trabalhava cuidadosamente na finalização do manto rosa que irá cobrir as costas do rei, este ano, seu neto, durante o desfile do Reinado de São Benedito. “A expectativa é muito grande e isso aqui pra mim é uma terapia. Se precisar fico a noite toda fazendo”, diz, emocionado.
No mês de agosto, o festeiro recebe em casa, por tradição, a visita de todos os seis grupos que compõem o evento. No encontro eles rezam, cantam, dançam e lancham juntos. No dia reservado à celebração do santo, é dele também a responsabilidade de oferecer o tradicional almoço logo após o desfile, confraternização que reúne todos os participantes.
A emoção é dupla, pois os estandartes, saias, pandeiros e demais adereços que colorem e iluminam as ruas durante os cinco dias de festa passam pelas mãos deste operário da arte. “Começamos a preparar mais ou menos no mês de maio. Já está tudo pronto, só falta colocar nas ruas”, declara.
Desde o ano passado, os estandartes aparecem com iluminação a LED, conceito que partiu da cabeça de Cláudio. Ele explica: “colocávamos uma lâmpada comum dentro do estandarte, mas não tinha tanto realce. Como já tínhamos o material, tive a ideia de colocar LED, que deu brilho e fez ficar mais bonito”.
Para Claudinho, não existe nada difícil, mas ele não esconde o momento mais especial: “o que eu mais gosto é de ver o reinado nas ruas. É muito gratificante, muito emocionante. Estou acostumado e só paro quando Deus me tirar”.
Questionado sobre o seu evento favorito, entre tantos realizados pela Secretaria, diz sem titubear: “Festas de Agosto! É uma paixão. Eu já gostava antes e quando tive a oportunidade de trabalhar nisso aqui, eu agarrei!”
Claudinho não esconde sua devoção pelo Divino Espírito Santo, cujo reinado também já participou. Mas, pra não deixar dúvidas sobre o seu afeto e respeito por São Benedito, finaliza: “caiu em minhas mãos e eu estou aqui com a mesma emoção e prazer. A família participa e a gente vai englobando todo mundo. Com fé dá tudo certo”, finaliza.




Comentários

  1. É maravilhoso ver um amigo de infância superando seus limites e conseguindo estar na linha de frente de uma das mais relevantes manifestações da nossa cultura norte-mineira.
    Parabéns mais uma vez a essa jornalista que nos presenteia com matérias que realmente ampliam o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.