ASSOCIAÇÃO PRESENTE E UNIMONTES no NOVEMBRO AZUL

Associação Presente realiza abertura do Novembro Azul em parceria com a Unimontes




A Associação Presente – Padre Tiãozinho, em parceria com a Unimontes, realiza na próxima terça-feira, dia 08, a abertura das atividades do Novembro Azul, mês que marca mundialmente a luta contra o Câncer de Próstata. O evento será realizado no auditório Mário Ribeiro e terá a participação do cantor Roberto Mont’Sá e depoimentos de pacientes que venceram o câncer de próstata.
O evento contará ainda com uma edição especial do projeto Pérolas para a Alma, com uma palestra do Youtuber Thiago Rodrigo,de Joinville – Santa Catarina, que faz muito sucesso na internet. Desde 2015, o vídeo Ubuntu, de autoria do Thiago, foi um dos mais acessados da rede. A palestra terá o tema “Indesistível” e a participação da comunidade será gratuita.
Durante o mês de novembro, os profissionais e médicos voluntários da Associação Presente farão palestras em escolas e empresas de Montes Claros e região para alertar as pessoas sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

Novembro Azul

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata porque 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Já a cor azul veio da cor usada como símbolo de combate à doença. 

Câncer de Próstata

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma). As estimativas do INCA, para 2014/2015, são de cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata no país.

Em 2011, 13.129 mil brasileiros morreram em decorrência da doença. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de 1 homem em 36 morrerá de câncer de próstata.
O Câncer de Próstata é um tipo silencioso da doença e não costuma apresentar sintomas. A detecção precoce pode aumentar em 90% as chances de cura.


Maria Fernanda Ruas

Comentários