Da FOTOGRAFIA....

Da FOTOGRAFIA....

Terça-feira, 27.12.16 às 00:00 / Atualizado em 26.12.16 às 18:39

Fotógrafo lança workshop colaborativo

Beto Carlomagno
Evandro Rocha 1 - 27122016
Viver Fotografia: projeto ganhou força depois que Rocha (à esq.) conheceu o Burning Man (EUA)


Ensinar fotografia com o único intuito de compartilhar o conhecimento e o amor por essa forma de expressão artística. Essa é a base do novo projeto do fotógrafo rio-pretense Evandro Rocha, o Viver Fotografia, um workshop colaborativo cujo foco é a troca de experiências, tanto que os interessados poderão participar gratuitamente, se desejarem. Funciona assim: quem se interessar deve se inscrever no site do workshop (www.viver.fot.br). Depois, provavelmente a partir de janeiro, Evandro começará a montar as turmas, utilizando um sistema criado por sua própria empresa que lista as pessoas que estão próximas, em uma mesma região, por geolocalização. 
Com as regiões com o maior número de participantes próximos definidas, ele entrará em contato para orientar os próximos passos, definir local, data e horário. “Vamos debater uma possível data, que fique boa para todos, veremos um local, não um centro de convenções ou hotel, de preferência uma chácara de alguém, uma praça, um espaço público que também ofereça a possibilidade de fazer boas fotos. A ideia também é combinar de dar caronas, colaborar com ideias e até outras formas de arte além da fotografia. Por exemplo, se a pessoa tem uma banda, ela pode levar sua banda e ela faz um show para quem está ali e o pessoal pode fotografar.
A gente ganha com a música e eles ganham com várias fotos da banda feitas”, explica Evandro. Segundo ele, a intenção é dividir apenas os custos de realização do workshop entre os participantes, o que deve dar aproximadamente R$ 60 para cada um. “E essa contribuição também será facultativa, quem não puder ou não quiser colaborar não precisa. Não quero que criem a impressão de que há qualquer interesse financeiro. Não será isso que inviabilizará o projeto.” O Viver Fotografia nasceu da desilusão do fotógrafo com as mudanças no mercado e da união de duas paixões, a própria fotografia e viajar. Evandro começou a ministrar workshops de fotografia em 2009, quando foi convidado para falar no Wedding Brasil, um dos maiores congressos de fotografia de casamento da América Latina.
“Nessa ocasião, falei para 600 fotógrafos. Foi a primeira vez que palestrei, achando até que seria a primeira e última. Não me achava apto para ser palestrante. Mas o pessoal gostou bastante e depois desse vieram vários outros workshops, por todo o mundo. Passei por diversas cidades do Brasil, além de Japão, Estados Unidos, Portugal, Irlanda, Bolívia. Sempre com sucesso, com muitas pessoas pedindo workshops”, conta. Normalmente, para participar de um workshop do fotógrafo, os interessados tinham de desembolsar aproximadamente R$ 1 mil de inscrição, para um dia de evento. No entanto, de uns tempos para cá, o fotógrafo afirma que sentiu uma mudança muito grande no mercado de fotografia. 
“Os fotógrafos estão deixando de dar atenção ao que é mais importante, que é seu cliente e a própria fotografia, e passando a dar atenção a exibir seu trabalho, em uma espécie de competição interna. Meu último workshop foi há três anos. Não estava mais afim, mesmo com os últimos workshops que fiz com casa cheia. Perdi o tesão de fazer.” Nesses três anos, Evandro continuou trabalhando em sua empresa Epics, que cria sites para fotógrafos, fazendo fotos em casamentos e viajando. E foi com a experiência adquirida nessas viagens que ele teve a ideia para o Viver Fotografia.
leia mais: 

Comentários