Fundação DÍLSON GODINHO CONVIDA...

Fundação DÍLSON GODINHO CONVIDA...

RECONHECIMENTO 
CERIMÔNIA EM HOMENAGEM AOS DIRIGENTES DA FUNDAÇÃO DILSON DE QUADROS GODINHO TERÁ INAUGURARAÇÃO DE PLACA ESPECIAL
O presidente reeleito para o Conselho Diretor da Fundação, Dilson de Quadros Godinho Júnior, será um dos homenageados


            Os atuais e ex-dirigentes da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho serão homenageados pelo trabalho e dedicação em prol da saúde do Norte de Minas. A solenidade, que acontece na entrada principal do Hospital Dilson Godinho, nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, contará com o descerramento de placa em reconhecimento aos dirigentes dos Conselhos Deliberativo e Diretor da Fundação desde sua criação.
Serão homenageados o ex-presidente do Conselho Diretor da Fundação, João Jaques Gonçalves Godinho, e o presidente reeleito (exercício 2017 – 2019) Dilson de Quadros Godinho Júnior, além do ex-presidente do Conselho Deliberativo, Newton Carlos Amaral Figueiredo, e a presidente reeleita para o exercício 2017 – 2019, Felicidade Vasconcelos Tupinambá.
Histórico
A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho foi criada em 1995, como entidade civil, filantrópica e beneficente, sem finalidade lucrativa, que visa prestar assistência integral à saúde da população, principalmente na área de oncologia e nefrologia. Em 2006 a instituição, de forma concreta, assumiu os atendimentos médicos em saúde quando criou o Hospital Dilson Godinho, completando assim os seus objetivos em assistência integral à saúde no Norte de Minas Gerais.
Ao longo destes 21 anos, vários projetos fizeram parte das ações sociais da Fundação, que possibilitaram um atendimento integral da população na região, entre elas atividades hospitalares, educacionais e beneficentes e de caráter social e filantrópico. Nas atividades da área de saúde, os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ultrapassam os 70% previstos do total.
Abrangência
A região que compreende o espaço de atuação da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho tem inúmeros problemas quanto ao acesso a bens e serviços por grande parte da população. Montes Claros, onde se localiza a entidade, é polo regional, com mais de 394.350 habitantes (IBGE/2015), considerado o principal centro urbano do Norte de Minas e atraí milhares de habitantes de outras regiões, em especial do Noroeste, Nordeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Minas e parte do sul da Bahia. Assim, mais de 2,5 milhões de pessoas habitam a área de influência da Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho.
Os serviços desempenhados pela instituição estão em consonância com as exigências contidas na Lei Orgânica da Saúde e na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), entre outros, os de respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade. Em 2011 a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho obteve um importante reconhecimento pelos serviços prestados à saúde e assistência à população. A instituição teve aprovado o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS), concedido pelo Ministério da Saúde em reconhecimento ao trabalho beneficente desenvolvido.
Programas e ações
A Instituição mantém diversos programas com a colaboração de um quadro de voluntariados e grupos de profissionais, em assistência social, programas em humanização, aderindo à Política Nacional de Humanização e a institucionalização de Comissões. Dentre eles:
- Casa de Apoio Dr. Pedro Santos: Criada em dezembro de 2006, com o objetivo de acolher pacientes renais crônicos, oncológicos e portadores de anemia falciforme que não tenham lugar para ficar durante o tratamento ambulatorial. Os hóspedes da casa contam com atividades de terapia ocupacional, através de aulas de artesanato, refeições e acomodações para ele e um acompanhante.
- Mãos que Cuidam - Cuidados Paliativos aos Pacientes Oncológicos: O projeto tem o objetivo de prestar assistência em bases humanizadas aos pacientes oncológicos, sem possibilidades terapêuticas, buscando a melhoria da qualidade de vida através de especial atenção ao controle dos sintomas e apoio ao grupo familiar.
- Hemodiálise de Salinas: Unidade inaugurada em 2010, conta com capacidade para atender 60 pacientes ao mês. O objetivo é assistir e aliviar o sofrimento de pacientes de todo o Alto Rio Pardo e Serra Geral de Minas. Com a unidade, os moradores dessas regiões não precisam mais se deslocar até outras cidades para tratamento, como era o caso de Montes Claros, a 210 km.



FOTO: DIVULGAÇÃO 
Assessoria de Comunicação do Hospital Dilson Godinho
(38) 3229-4089

Comentários