sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

TECNUTRI: LAVOURA de MILHETO É ALTERNATIVA no PERÍODO da SECA

Lavoura de milheto é alternativa de alimento para rebanho no período da seca

Janeiro mal começou e o período de estiagem já preocupa o homem do campo. Pensando nisto, uma nova alternativa de alimento para o rebanho tem se sobressaído no Norte de Minas: A cultura do Milheto.
Comparada à culturas tradicionais, o milheto exige baixo volume de água, e é adaptável a solos de baixa umidade, o que o torna resistente à seca. Além de ser uma excelente forragem para pastejo, o milheto é também uma ótima opção para produção de silagem, que alimenta o gado em períodos mais críticos do ano.
A Fazenda Agromax, em Janaúba – MG, festeja resultados surpreendentes. Com pouco mais de 72 dias após o plantio, e mesmo com 35 dias sem chuvas, a colheita é de um material bem desenvolvido, verde, rico em nutrientes e com excelentes condições de ser ensilado para alimentação da boiada.
O Agrônomo Anderson Pacheco Braga, é responsável pela fazenda e aprovou o resultado. “O milheto superou nossas expectativas e estamos extremamente satisfeitos. Trabalhávamos com outra cultura, mas sem resultados e o milheto fez toda a diferença. Enfim teremos alimento para a boiada no período da seca”, afirma.
“A procura pelo milheto tem se estendido por todo semiárido de Minas Gerais e Nordeste do Brasil. Nos últimos dois anos o milheto se tornou a minha principal fonte de Volumoso para o rebanho. Trata-se de uma lavoura barata, rústica, precoce e muito produtiva”, afirma João Newton Pereira Lopes, Zootecnista, empresário e produtor rural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.