SERVIDORES MUNICIPAIS:SINDICATO REITERA PROTESTO E COBRA PAGAMENTO

04/02/2017
Servidores municipais: Sindicato reitera protesto e cobra pagamento

Por Márcia Vieira


Presidente do sindicato, Flávio Oliva: Quem trabalhou,
trabalhou para o município. Efetivo ou não, não pode
haver diferenciação 

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Montes Claros, Flávio Célio Oliva reitera os protestos em relação ao não pagamento dos salários daqueles que prestaram serviço ao município no mês de dezembro de 2016.

Para Flávio, o prefeito Humberto Souto não comprovou a tão falada e decretada “calamidade financeira”. Depois de muita insistência, denúncias na mídia e no Ministério Público, o prefeito efetuou apenas o pagamento de servidores efetivos. 

O sindicato, desde então, vem promovendo ações para que o prefeito pague os salários devidos. 

- Quem trabalhou, trabalhou para o município. Efetivo ou não, não pode haver diferenciação - rebate Flávio. 

Souto, com apenas uma semana de trabalho à frente do município, tirou férias e foi descansar em resort baiano, onde foi flagrado por montes-clarenses que estavam no local e as fotos viralizaram nas redes sociais.

Ao retornar das férias, no pátio da prefeitura, foi abordado por servidores e deixou explícito que “não pagaria a folha de dezembro, porque a dívida é da prefeitura, e não dele, o prefeito”. Mais uma vez, os vídeos foram parar nas redes sociais e os servidores não pouparam críticas ao prefeito.

NOVAS AÇÕES
O presidente do sindicato informa que neste final de semana serão realizadas outras ações no sentido de exigir que o pagamento seja efetuado a todos, sem distinção. A assessoria da prefeitura divulgou notícia de que servidores com vencimentos até R$ 2.000 (dois mil reais), receberiam seus vencimentos na quarta-feira 1°. Entretanto, até o fechamento desta edição, o pagamento não havia sido feito, o que causou ainda mais revolta entre os servidores. Em nota, o sindicato pede respeito e transparência na gestão pública (leia quadro).




“NOTA DE PROTESTO E ESCLARECIMENTO
Em favor dos Servidores Municipais e dos Usuários dos seus serviços


MENOS ALARMISMO! E MAIS RESPEITO AOS QUE TRABALHAM NO SERVIÇO PÚBLICO.

Lamentamos muito ter que - antes de assinar uma nota de saudação com votos de êxito ao novo gestor, sua equipe e à nova legislatura de Montes Claros - contestar parte das primeiras posições do prefeito, logo após a sua posse. E o fazemos, a bem da verdade, em defesa da nossa categoria, formada de servidores efetivos e não efetivos, e também preocupados com os usuários dos seus serviços.

Discordamos e não aceitamos que o prefeito se exima da responsabilidade de pagar a folha de salários e das rescisões do último mês da gestão anterior. Os servidores, efetivos ou não, trabalham para a municipalidade e não para um prefeito. No caso dos contratados, a maioria absoluta trabalhou e vem tendo o contrato de trabalho prorrogado ano após ano (já que os gestores não realizam concurso público), e se em dezembro passado houve a rescisão, foi em comum acordo, entre o atual prefeito e o que saiu. O que significa ciência de que haveria interrupção de serviços que são essenciais à população mais necessitada.

Mas como não se justifica fazer economia com salários, deixando o usuário sem o serviço e o trabalhador sem o trabalho, reivindicamos ao prefeito que restabeleça com urgência os serviços, revogando as rescisões, até que seja realizado o concurso público.

Quanto ao pagamento dos salários de dezembro, sabemos que o prefeito tem até o quinto dia útil do mês para, com os recursos em caixa e os repasses das outras esferas, pagar aos servidores e estes, por sua vez, poderem cumprir os seus compromissos de cidadãos.

E por fim, a alegação de “calamidade financeira” e de “caos contábil” da contabilidade na Prefeitura, precisa de demonstração além da verbal. O cidadão tem direito à transparência da gestão da coisa pública. A entidade sindical, mais do que direito, tem a obrigação de saber da situação, mais ainda, porque foi exposta uma situação que se não for esclarecida, ela depõe contra os servidores públicos que operam esse setor.

Aguardamos a atenção do prefeito e da sua equipe com as providências nos prazos necessários. E desejamos que a administração normalize rápido as condições, para que possa atender à expectativa que se criou em Montes Claros.

Respeitosamente,
A direção. 


Fonte: onorte.net


Comentários