DIA N, DE NADA

Dia N, de nada
 





Márcia Vieira
Repórter

Durante toda a semana, a prefeitura de Montes Claros divulgou que no dia 25 estaria mobilizada para o “Dia D”, de combate à dengue. Na mídia, foram veiculados pedidos para que os moradores colocassem lixos nas portas, que deveriam ser recolhidos pela “força-tarefa”.
E foi acreditando nisso que J.D.F., moradora da Rua Alagoas, no bairro Cintra, passou o sábado se dedicando a colocar na porta de casa tudo aquilo que representava perigo para a saúde dela, de familiares e de vizinhos. Mas a decepção veio logo.
- Anunciaram no rádio que passariam nas nossas casas no sábado. Hoje é segunda-feira e ainda estamos com o lixo na porta. Eles foram até o bairro Santa Rita e nos deixaram para trás. Isso tem nome: desorganização - revela.
MOBILIDADE COMPROMETIDA
Para J. D, além do risco de contrair doenças, a mobilidade está comprometida.
- Não cumpriram o que prometeram. Tenho pessoa idosa e outra portadora de necessidades especiais em casa. Se precisarmos sair, o lixo atrapalha o percurso. Agora teremos que pagar um carroceiro para pegar. A calçada é estreita e está intransitável - complementou.
Em texto encaminhado já nesta segunda-feira, a prefeitura fala que foi montada uma “mega-estrutura” para atender a população. Porém, o vereador Edmílson Magalhaes foi categórico ao dizer que nada disso aconteceu. 
- A prefeitura falou em “Dia D”, mas o que vimos foi “Dia N”, de nada. Pediram à população para colocar o lixo, materiais sem uso entre outros materiais que precisam ser descartados, do lado de fora de casa e o povo colocou até móveis velhos, mas eles não deram conta de recolher nada. Nada mesmo. Eles têm que entender que para exigir da população o cumprimento do seu papel têm que fazer a parte deles - desabafou Edmílson, que há dias vem denunciando o descaso da administração com a limpeza pública.
De acordo com Edmílson, qualquer cidadão que percorrer Montes Claros vai ver lixo e entulho em todos os espaços. 
- Estamos vivendo um caos na limpeza pública. Os maiores focos de dengue estão nos lixões, nos canais, nos córregos. Enfim, a prefeitura tem por obrigação fazer essa limpeza com urgência. Tem que cuidar, pra depois fazer o “Dia D”. 
Jaci Dias, moradora da Rua Antônio Costa, no Cintra,também está insatisfeita com a administração. 
- Moro aqui desde que nasci. Nunca vi tanto desleixo. A coleta já foi boa em outros tempos, mas agora pediram pra gente colocar o lixo todo fora de casa e ainda não passaram. Os cães esparramam o lixo e a situação só piora - declara.

Enquanto a prefeitura mostra ineficiência para deixar a cidade limpa, moradores de um bairro em Montes Claros decidiram realizar o serviço que a administração deveria fazer por conta própria, como a limpeza de ruas e praças públicas. (Leia matéria na página 04 de O NORTE)

Comentários