EMATER: REUNIÃO DISCUTE SOCIOBIODIVERSIDADE

Reunião discute sobre desafios para comercialização de produtos da sociobiodiversidade           


MONTES CLAROS (24/03/2017) - A Emater-MG participou nesta quarta-feira (22/03), em Montes Claros,  de um evento promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que discutiu sobre os desafios para comercialização de produtos da sociobiodiversidade (extrativismo). Participaram do encontro,  no salão do hotel Monte Rey, lideranças e autoridades da classe rural.
A Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) foi um dos principais assuntos debatidos. Essa nova ferramenta é uma grande novidade no mercado que ajuda no fortalecimento da produção extrativista e auxilia na preservação dos recursos naturais, possibilitando um desenvolvimento social e economicamente justo. São exemplos de produtos da sociobiodiversidade: açaí, andiroba, baru, pinhão, umbu, pequi, cacau, entre outros.
Segundo a gerente de Produtos da Sociobiodiversidade, Ianeli Sobral Loreiro, a ideia do evento é reunir a sociedade civil e órgãos estaduais e federais para construir propostas e enfrentar os desafios da comercialização de produtos extrativos. "Na oportunidade, apresentamos o PGPM-Bio, um programa voltado ao equilíbrio da cadeia produtiva da atividade, dando visibilidade e destacando a importância do extrativismo como um todo, tanto na questão ambiental, quanto social e econômica", afirma.
Ela explica que os principais desafios da atividade é a informalidade da comercialização sem notas fiscais, a má gestão de cooperativas que trabalham com os produtos e falta de documentação e informação necessária para gerenciar o trabalho.
O coordenador técnico estadual da Emater-MG, Raul Machado, destaca que a empresa trabalha com PGPM-Bio quando é procurada pelos escritórios locais, "mas com a consolidação da política e pelo potencial que Minas Gerais tem para executar o programa, queremos aproximar o recurso para a produção e traçar estratégias com a Conab para ampliar os benefícios da atividade, conclui.

Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Estagiária de jornalismo em Montes Claros: Andreza Lima

Comentários