CONVOCAÇÃO PREJUDICA SAÚDE

Convocação prejudica saúde

Márcia Vieira
Repórter


Profissionais da saúde que prestam serviço nos PSFs de Montes Claros se ausentaram durante a tarde de sexta-feira para participar de reunião com o prefeito, no auditório da Escola Técnica.
O NORTE recebeu denúncias de falta de atendimento nos postos por conta da convocação dos servidores. Em pelo menos 9 unidades havia pacientes para serem atendidos e que recebiam a informação de que não havia médicos.
 Pessoas que procuravam o serviço eram orientadas pelos recepcionistas a buscar atendimento no hospital Alpheu de Quadros “porque os médicos foram convocados pelo prefeito”.
Durante o encontro, o prefeito teceu diversas críticas à administração anterior e não apresentou nenhuma alternativa aos profissionais para melhorar o atendimento em Montes Claros.
Parte dos profissionais continua em greve. M. C. S. declarou: “Isso mais parece reunião política do que uma preocupação com a saúde. Ou comparecemos, ou somos demitidos”, disse ela, que trabalha em um PSFs dos mais movimentados da cidade. Ela foi chamada para uma “reunião urgente” e deixou o posto de trabalho.
Os profissionais entendem que o município deve aceitar a gestão plena de saúde, que hoje está a cargo do Estado, e teria sido oferecida ao chefe do executivo, que declarou “não ter interesse em receber esse problema”.

Ao ser questionado pela reportagem sobre possíveis soluções, Humberto Souto, respondeu: “Os médicos me procuraram apenas uma vez. Preciso conhecer o problema”. Sobre a matança dos animais pelo CCZ, assunto que ganhou repercussão nacional, Souto disse desconhecer o fato. Quanto à convocação dos profissionais em horário de trabalho, disse: “Não fui eu quem organizou isso. Fui convidado a fazer uma palestra para os funcionários”. (MV)

Comentários