TEXTO CONVIDADO II: LUCIANO MEIRA

TEXTO CONVIDADO II: LUCIANO MEIRA

LATA D’ÁGUA NA CABEÇA

Luciano Meira (*)

Enquanto houver lata e cabeça, o título retrata a realidade nossa de cada dia, da gravidade nua da seca que estamos vivenciando. Na semana passada tivemos uma reunião da Câmara Técnica de Infraestrutura do CODEMC - Conselho de Desenvolvimento de Montes Claros, na qual foram apresentados os dados preocupantes sobre o abastecimento d’água da cidade.
Para nosso espanto, não estiveram presentes o Prefeito ou representante do município que explicasse como será resolvido o problema. Os deputados e vereadores também se ausentaram, porque falta d’água “não é com eles”. Das entidades de classe estava presente apenas a ADENOR, na pessoa do seu presidente Pávilo Miranda.
A ONG Vidas Áridas mostrou um parecer da promotoria pública do meio ambiente, que menciona o risco do Rio Pacuí secar completamente caso seja usado para o abastecimento de Montes Claros. Tal uso prejudicaria a população de vários municípios, entre eles o de Coração de Jesus, já que é usado na agricultura familiar.
A COPASA apresentou o Projeto do Rio Pacuí, ordenou a execução e deu o assunto como concluído.
Um corpo técnico de diretores de empresas e indústrias estabelecidas na cidade, entre elas, a Nestlé, assistiu preocupado a apresentação sobre o abastecimento de água, e após conhecer melhor o fato, exigiu aprofundamento dos estudos hídricos.
Todos os planejamentos que devem contemplar Montes Claros, segundo técnicos do Banco Mundial, devem levar em conta a previsão de Montes Claros poder dobrar sua população a cada dez anos.
A COPASA, há mais de quarenta anos na cidade, apresenta pela primeira vez, depois da conclusão da barragem de Juramento, cuja previsão supriria a cidade somente até o ano 2000, esse projeto do Rio Pacuí.
Montes Claros tem cinco projetos para atender o abastecimento de água com respectivos orçamentos: Projeto do Rio Pacuí, 135 milhões, Projeto Jequitaí, 188 milhões, Projeto Ibiaí, 212 milhões, Projeto Congonhas, 285 milhões e Projeto Jaíba, 542 milhões de reais.  
O mais viável financeiramente é o Projeto do Rio Pacuí, mas atenderá nossa necessidade apenas em curto prazo. Falta a visão de futuro, a qual aponta o Projeto Jequitaí como àquele que nos atenderia nos próximos vinte anos.
Segundo informações apresentadas pela Copasa, os recursos serão da empresa. Onde está a contrapartida dos Governos Federal, Estadual e Municipal? Nesse ponto observarmos como a nossa classe política é omissa e finge com suas audiências públicas, que enganam a opinião popular.
Nas repartições e nas escolas, os banheiros já são controlados por causa da falta d’água. O resto da cidade está, igualmente, em racionamento, com todos de ouvido atento a cada descarga dada.
A população anda a procura de alguém para resolver seu problema, e a cada dia o racionamento vai se apertando. A Copasa procede apenas como empresa preocupada com seu lucro, mas a população precisa acordar para cobrar ações mais eficazes.
Se nossa cidade é um pólo de conhecimento, porque não temos outras alternativas hídricas? Onde estão nossos técnicos, nossos professores?
A Cidade de Cristalina-DF, há trinta anos investiu no conhecimento e em novas tecnologias do aproveitamento da captação de água, e hoje é um exemplo para o País. Tem o segundo maior PIB do Brasil (na área agrícola), e apresenta um desenvolvimento inovador na agricultura. E o que dizer de um país como Israel, de território minúsculo, em constantes conflitos, e encravado no deserto? Temos muito a aprender.
Prefeito, você não pode ficar “sabugando” na Prefeitura! A questão do abastecimento de água na cidade é uma emergência. As microempresas e as indústrias, assim como toda a população querem uma resposta.  

(*) Consultor e Diretor da LD Consultoria

Comentários