INSTRUMENTAL do SERTÃO: MÚSICA NA PRAÇA


MÚSICA E CULTURA

INSTRUMENTAL DO SERTÃO VAI LEVAR APRESENTAÇÕES GRATUITAS PARA A POPULAÇÃO EM PRAÇAS DE MONTES CLAROS

     O mês de novembro será de muita música e cultura em Montes Claros, com apresentações gratuitas em praças públicas através do projeto Instrumental do Sertão. A ação acorre em cinco bairros da cidade, de forma itinerante e em datas distintas, com shows do Quarteto de Saxofone Sopro Maior e Quarteto de Jazz Mecenas, apresentando o melhor da música instrumental.

     Segundo um dos coordenadores do Instrumental do Sertão, Romário Alles Ribeiro Filho, o projeto vai levar ao público um repertório que vai do clássico ao popular, em uma roupagem diferente, uma combinação entre o tradicional e o inovador.

       "Na época éramos colegas da faculdade, do curso de Música da Unimontes, e a ideia foi uma parceria para envolver alunos da faculdade e ex-colegas. Na hora de escrever o projeto, buscamos o diferencial, que é levar apresentações para lugares que normalmente não recebem este tipo de evento e gênero musical", explica o músico.

      Romário comenta que o Instrumental do Sertão começou a ser pensado em 2015. No ano seguinte, o projeto foi inscrito e aprovado no edital do Banco do Nordeste, um dos dois únicos projetos mineiros aprovados no edital de patrocínio. O diferencial proposto pela ação despertou atenção na hora da seleção.

     "A gente percebe que a maioria  dos eventos deste gênero se concentram em pontos específicos. É uma iniciativa pioneira. A gente entende que muitos não conhecem este tipo de música por falta de oportunidade; pode ser uma forma de criar novos admiradores, talvez possibilitar para muitos deles os primeiros contatos com a música instrumental. Teremos apresentações de músicas diversas, desde Johann Sebastian Bach, até autorais de membros do grupo, todas com uma linguagem diferente, muito própria", diz o músico.
            
    O Instrumental do Sertão é apresentado pelo Ministério da Cultura e conta com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Rádio Transamérica Pop.

Apresentações
    Todas as apresentações possuem duração média de duas horas. Os espetáculos acontecem em cinco diferentes localidades. 

Confira a programação:
Dia 17 - Praça Wanderley Fagundes - Todos os Santos, às 19h;
Dia 18 - Praça Beato Francisco Coll - Bairro Maracanã, 16h;
Dia 19 - Praça Flamarion Wanderley - Bairro São José, às 16h;
Dia 25 - Praça Duque de Caxias - Bairro Santa Rita I, às 16h;
Dia 26 - Praça Dr. Chaves - Bairro Centro, às 10h.

Assessoria: Ricardo Guimarães

Comentários