CONVERSAS com ARQUITETOS-LANÇAMENTO

Conversas com Arquitetos Norte-Mineiros 

é lançado em Montes Claros

Ascom/Santo Agostinho

Lançado na noite desta quinta-feira (07.12), no auditório das Faculdades Santo Agostinho, Campus JK, o livro “Conversas com Arquitetos Norte-Mineiros”. A obra é dos professores e pesquisadores Antonio Augusto Pereira Moura e Alysson Luiz Freitas.
O livre reúne entrevistas com 9 importantes e renomados arquitetos e urbanistas de Montes Claros, num bate-papo descontraído e informal sobre as suas referências e principais trabalhos, além de falar um pouco sobre a infraestrutura da cidade e regional.
O livro “Conversas com Arquitetos Norte-Mineiros” é uma concepção de relatos, fatos e narrações de momentos históricos da construção de Montes Claros, desde o seu surgimento, através da visão privilegiada de arquitetos que aqui atuaram e ainda atuam para a preservação da memória histórico-cultural no cenário regional e do Estado, bem como através de vivências profissionais e pessoais,
Em entrevista à nossa reportagem, o professor Alysson Luiz disse que o livro é uma releitura das questões urbanísticas das últimas décadas e a sua contribuição para história do norte de Minas.
“O livro fala um pouco das questões arquitetônicas e urbanísticas da Montes Claros das últimas décadas. Ainda, sobre a contribuição significativa dos nossos entrevistados para a história da cidade e como eles ajudaram neste processo”, destacou.
Já o professor Antonio Augusto Moura – que estava bastante emocionado – ressaltou que há 13 anos e meio foi abraçado pelas Faculdades Santo Agostinho, onde vive os seus melhores momentos na carreira profissional. O pesquisador agradeceu a instituição pela possibilidade de ajudar na realização deste sonho.
“Há exatos 10 anos, lancei meu primeiro livro com o apoio das Faculdades Santo Agostinho. Hoje, novamente a instituição me ajudou neste novo trabalho. Aqui estou há 13 anos e meio e vivi os meus melhores momentos. Só tenho o que agradecer a cada um que colaborou para que este projeto pudesse sair do papel e se tornar realidade. Tenho certeza que este será apenas o primeiro de novas conversas com arquitetos do norte de Minas”, disse o autor.
Davidson Caldeira, um dos arquitetos entrevistados, explicou que a entrevista se deu de forma prazerosa e marcante, e que a sua publicação perpetuará os nomes dos participantes na história.
“Esse livro tem um significado especial, pois poucos arquitetos tiveram a oportunidade em perpetuar o seu nome na história do processo arquitetônico e urbanístico da cidade e região. Estou há 34 anos no mercado de trabalho e para mim foi uma honra em ser entrevista e participar desta primeira de muitas edições deste livro, tenho certeza”, frisou.
O arquiteto e professor da Universidade de Itaúna, na região metropolitana de Belo Horizonte, ao adquirir um exemplar do livro explicou que ele se fala por si só, pois ele é uma importante produção do conhecimento, sendo uma das mais relevantes inspirações do ser humano.
“O livro perpetua para futuras gerações o que grandes homens viram, vislumbraram e ajudaram a construir. O livro sempre será uma fonte de inspiração e produção. Montes Claros está se tornando a ‘Meca’ do Ensino Superior no interior do Brasil e as Faculdades Santo Agostinho estão presentes neste reconhecimento. Isso não acontece com todas as cidades, infelizmente. Aqui, temos um grande desejo de melhorar, progredir, transformar, é o que chamamos de profissionalismo idealista. Ao ajudar a proporcionar o lançamento deste livro, as Faculdades Santo Agostinho demonstram que têm os pés no chão, mas os olhos no futuro”, finalizou.

FOTOS: Paulo Henrique Pereira de Melo
 


Comentários