FIEMG:85 ANOS EM DEFESA DA INDÚSTRIA MINEIRA





FIEMG, há 85 anos fazendo 

Minas crescer





FIEMG completa oito décadas e meia de atuação em defesa do desenvolvimento da indústria mineira no dia 12 de fevereiro


Na próxima segunda-feira, 12 de fevereiro, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) completa 85 anos de uma trajetória iniciada em 1933, quando um grupo de industriais mineiros arregaçou as mangas para criar a primeira entidade de classe com abrangência estadual em defesa do desenvolvimento do setor.

Os empresários, liderados por Américo René Giannetti, Alvimar Carneiro de Rezende e Euvaldo Lodi, se uniram a sete sindicatos patronais e 25 empresas com um objetivo - “Promover o desenvolvimento e a prosperidade de todas as atividades industriais, atuando em prol de seus interesses e, também, dos interesses do país”. Foram eles os responsáveis pela fundação da entidade, que até hoje atua no fomento à competitividade da indústria mineira.

Desde que surgiu há 85 anos, o Sistema FIEMG promove o debate de grandes temas nacionais, sobretudo os que têm impacto sobre o desempenho da indústria e das economias mineira e brasileira. A atuação da entidade perpassa temáticas que interferem positivamente na vida de cada cidadão e no desenvolvimento industrial do país, como a aprovação da reforma Trabalhista em 2017 e o atual engajamento para a aprovação da reforma da Previdência neste ano, como exemplos mais recentes.

Com apoio dos seus Sindicatos da Indústria – os sete sindicatos da época de sua fundação são hoje 139 que reúnem mais de 64 mil em todo o estado – a FIEMG oferece uma gama de serviços técnicos e operacionais para o desenvolvimento empresarial em diversas áreas como Educação; Inovação e Tecnologia; Economia Criativa; Negócios Internacionais; Atração de Investimentos; Competitividade Industrial; Sustentabilidade; Segurança e Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida. Veja alguns exemplos:

Educação e qualidade de vida
A educação é base para uma indústria forte e competitiva. Por isso, o Sistema FIEMG trabalha visando ofertar educação de qualidade com foco no aumento da produtividade da indústria em Minas Gerais. Entidades como o Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) atuam para formar cidadãos qualificados, que participam de maneira autônoma, crítica e consciente da construção de um projeto de nação.

Nesse contexto, o SENAI é responsável pela formação profissional de capital humano para a indústria, assim como a prestação de serviços de assistência técnica e tecnológica ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico industrial.

Já o SESI oferta educação básica de qualidade, voltada não apenas para o aumento da produtividade da indústria brasileira, mas, sim, para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Além disso, atua com Segurança e Saúde do Trabalho e Promoção de Qualidade de Vida dos trabalhadores levando lazer, esporte e cultura para os industriários e comunidade.

Em 1969, outro elo importante no desenvolvimento industrial de Minas Gerais foi criado, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A entidade desde então executa programas de desenvolvimento regional da indústria mineira, além de promover a interação de centros de conhecimento e o setor industrial.

O Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG) é outra entidade que integra o Sistema FIEMG. O CIEMG atua pautado no associativismo, na representatividade e em parcerias estratégicas, promovendo a capacitação empresarial e incentivando a geração de novos negócios para a indústria mineira. Seu mote é desenvolver a atividade industrial no estado, por meio da solução em negócios, da capacitação de seus associados e da maior integração entre os atores do setor industrial.

ESCOLA MÓVEL: Criada pelo atual presidente da FIEMG, a Escola Móvel SESI/SENAI é uma escola itinerante e gratuita, que leva formação profissional e inclusão social para todos os cantos do estado.
• Mais de 370 municípios atendidos no total.
• 58 mil formados.
• Mais de 70% dos participantes geram renda na própria cidade onde vivem.

Casa da Indústria do Futuro
A Inovação e Tecnologia também são pilares de atuação da FIEMG. Um dos maiores exemplos do esforço da entidade em fomentar o desenvolvimento industrial em inovação é o Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG (CIT). Criado em 2011, quando passou a administrar o Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC), uma fundação pública estadual, o CIT herda o histórico de desenvolvimento tecnológico e de pesquisas voltadas à indústria e aos setores produtivos do estado.
MINAS TREND:
O maior salão de negócios de moda no país. Parceria do Sistema FIEMG com os sindicatos empresariais e indústrias dos setores de vestuário, bolsas e acessórios, calçados, joias e bijuterias. As próximas edições serão em abril e outubro de 2018.
• 10 anos, 21 edições.
• A cadeia produtiva da moda em Minas Gerais envolve 10.899 indústrias, que juntas geram 132.857 empregos.
• Atração de compradores nacionais e internacionais.
• Parceria com os sindicatos e empresas do setor, com o Sebrae-MG, com a Confederação Nacional da Indústria/SENAI, com a Codemig e com o Governo de Minas Gerais.

SUSTENTABILIDADE:
O Sistema FIEMG investe em ações de sustentabilidade considerando os seus três aspectos: ambiental, social e econômico. Negócios internacionais, Pacto das Águas, Minas Sustentável e unidades de Segurança e Saúde no Trabalho, cultura, esportes e atividades físicas também são áreas de atuação da Fiemg em prol da indústria.

Para o presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, a Federação cumpre com maestria sua tarefa de pavimentar o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, investindo em qualidade de vida, educação, tecnologia e inovação.

“A união de todos os setores e dos 139 sindicatos da FIEMG nos ajuda a construir não apenas uma indústria forte e competitiva, mas um estado e um país mais justo e melhor para se viver. É papel de nossa entidade ser agente primordial na construção de um projeto de país. Por isso, temáticas como educação, tecnologia, inovação e qualidade de vida são cada vez mais importantes neste contexto. É nisso que acreditamos, e é isso que a FIEMG tem feito em seus 85 anos”, destacou Machado Junior, que ressalta ainda a importante atuação das Regionais da FIEMG – em Montes Claros está a Regional Norte – para atender as indústrias do estado.

O Sistema FIEMG é integrante do Sistema Indústria, liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A CNI é a entidade máxima do sistema sindical patronal da indústria e, desde a sua fundação, em 1938, trabalha para defender os interesses da indústria nacional e atua na articulação com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de diversas entidades e organismos no Brasil e no exterior.

NÚMEROS DA INDÚSTRIA MINEIRA:

64.320 indústrias - 1.130.820 trabalhadores empregados.



Rosangela Silveira| Analista de Comunicação e Agente de Integração
FIEMG | Regional Norte | Montes Claros
Sistema FIEMG

Comentários