CÂMARA e IFNMG DEBATEM EXPANSÃO do CAMPUS

Câmara se reúne com diretor-geral do IFNMG Montes Claros para debater expansão do campus

O presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Vereador Cláudio Prates, se reuniu nesta terça-feira (06) com o Diretor-Geral do IFNMG – Campus Montes Claros para debater sobre o reenquadramento da unidade na portaria 246/MEC/2016.
O campus atende cerca de 900 alunos presenciais, distribuídos entre cursos técnicos e superiores.

”Há uma significativa demanda social a ser atendida, pois está localizado no polo de uma região com mais de 2 milhões de habitantes com sérios problemas de distribuição de renda. A relação média de candidatos por vaga nos processos seletivos e vestibular/SISU chega a 20 nos cursos técnicos e 50 nos cursos superiores”, destaca solicitação.

Renato Afonso Cota Silva, pontua que este reenquadramento visa “aumentar o quantitativo tanto de professores quanto de técnicos administrativos, que hoje pela portaria 246 do Ministério da Educação só tem 70 docentes e 45 técnicos, expandindo assim para 150 docentes e 100 técnicos administrativos. O quantitativo hoje estabelecido pelo Ministério da Educação para a cidade de Montes Claros é o mesmo para a cidade de Arinos, que tem 18 mil habitantes, enquanto Montes Claros tem quase 500 mil”.

Cláudio Prates, afirmou que a Câmara, enquanto órgão legislador, sempre parceira do Instituto, tem como uma das principais demandas trazidas à Casa Legislativa a ampliação do campus, bem como a necessidade de terreno para construção da reitoria, pelo fato de Montes Claros ser uma cidade polo.

“No estado do Espírito Santo existe um campus do Instituto a cada 50 km, aqui temos cerca 500 mil habitantes, e se consideramos a região metropolitana como um todo, teremos aproximadamente 700 mil. Estes jovens, deslocam-se para Montes Claros, assim, considero inconcebível para uma cidade deste porte ter apenas um campus, semelhantes a cidades de pequeno porte. Estarei esta semana em viagem à Brasília, nela, levarei este encaminhamento aos deputados da região, bem como encaminharemos a solicitação ao Ministro da Educação. Esta necessidade só demonstra o quanto que a cidade carece de uma forte representação política que defenda os interesses do município”, afirma.
 
Texto e fotos: Assessoria Câmara

Comentários