CODEVASF INICIA AÇÕES DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL


CODEVASF INICIA AÇÕES DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL EM MICROBACIA DO RIO SÃO FRANCISCO

 

 

        A microbacia do córrego Bom Sucesso, importante curso d’água da bacia do rio São Francisco em Patos de Minas (MG), receberá investimentos de R$ 542 mil da Companhia de desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para ações de recuperação ambiental. A ordem de serviço para inicio imediato dos trabalhos foi emitida na segunda-feira (10) em solenidade realizada no município. A previsão é que as ações estejam concluídas até dezembro deste ano.

       A recuperação ambiental da microbacia beneficiará diretamente a população de Patos de Minas, que recebe abastecimento desta fonte hídrica tanto para consumo humano e animal, quanto para atendimento às pequenas hortas da agricultura familiar.

      O projeto para recuperação ambiental foi elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Patos de Minas e aprovado pela Codevasf. O documento contempla a implantação de trinta quilômetros de cercamento de nascentes e de Áreas de Preservação Permanente (APP) e será executado com recursos do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Durante a solenidade, o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Marco Câmara, afirmou que a recuperação de áreas degradadas nas sub-bacias e microbacias da área de atuação da Codevasf no estado tem recebido atenção especial da Companhia.

      Ele ainda declarou que sua equipe tem realizado todos os esforços para elaboração de projetos e alocação dos recursos financeiros necessários para essas ações. “Pelo que temos presenciado quanto aos bons resultados de recuperação ambiental nesses tipos de ações, nos faz acreditar que esta é uma das principais soluções para revitalização das microbacias hidrográficas mineiras”; disse o superintendente regional.

      Para o prefeito de Pato de Minas, Luís Falcão, a água, por ser um recurso natural essencial para a sobrevivência humana, exige uma atenção especial na recuperação de suas nascentes e cursos d’água. “O cuidado com o meio ambiente é um tema que deve sempre estar em pauta, porque investir nesse tipo de iniciativa significa cuidar do nosso futuro”; enfatizou.

 

MICROBACIA DO CÓRREGO BOM SUCESSO

 

      Nos últimos anos, o córrego Bom Sucesso apresentou significativa escassez de água, chegando até mesmo a secar totalmente em alguns pontos. Foi o que disse o diretor municipal de Meio Ambiente de Patos de Minas, Vinicius Machado, ao justificar o empenho da municipalidade na execução das ações de recuperação ambiental pela Codevasf.

      Ainda, segundo o diretor, em alguns momentos foi necessário recorrer aos caminhões pipa para abastecimento da comunidade rural beneficiada pelo córrego. “Até mesmo a utilização de um poço tubular foi necessário para aliviar a situação da população do distrito de Bom Despacho”, revelou Machado.

      De acordo com o chefe da Unidade de Meio Ambiente da Codevasf em Minas Gerais, engenheiro ambiental Domênico Morano, as intervenções realizadas pela Codevasf em várias sub-bacias mineiras permitiram a proteção e revitalização das nascentes ao evitar o pisoteio de animais e a antropização dessas áreas e, consequentemente, a regeneração natural da vegetação. “Com isso, está ocorrendo o aumento da permeabilidade do solo, facilitando, assim, a infiltração das águas de chuvas e a recarga dos aquíferos subterrâneos e, por consequência, das nascentes”; afirma Morano.

      Além do superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais e da equipe técnica da área ambiental da Companhia, participaram da solenidade de emissão da ordem de serviço o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, o diretor municipal de Meio Ambiente, Vinícius Machado, a coordenadora do Programa Municipal Pronascentes, Eni Amaral, entre outras autoridades locais.


Texto e Foto: Assessoria Codevasf

Comentários