28/02/89 partia AURÉLIO....

QUEM NUNCA RECORREU AO AURÉLIO??!!





(imagem da internet- site filologia.org)


Pois atire a primeira palavra quem nunca recorreu ao famoso "AURÉLIO". A palavra, na verdade nome do seu autor, virou no Brasil sinônimo de dicionário. Foi pela preocupação com a língua portuguesa e o amor pelas palavras que AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA, crítico literário, filólogo, tradutor e ensaísta, lexicógrafo e professor, resolveu, depois de colaborar em diversos dicionários, revistas e enciclopédias, lançar em 1975 o seu próprio dicionário, o "Novo Dicionário da Língua Portuguesa"  ou  "Dicionário Aurélio", e mais tarde, suas variações.
Em 1930 fez parte de um grupo de intelectuais que exerceria forte influência literária no Nordeste, entre outros, Valdemar Cavalcanti, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Raul Lima e Rachel de Queiroz. Foi professor de Português, Literatura e Francês no Colégio Estadual de Alagoas e diretor da Biblioteca Municipal de Maceió.  Era membro da Academia Brasileira de Letras. Passou a residir no Rio de Janeiro a partir de 1938, onde faleceu, em 28 de fevereiro de 1989.
Seu sobrenome, o mesmo do músico Chico Buarque e  do historiador e jornalista Sérgio Buarque, não é mera coincidência. Aurélio era primo dos dois. E hoje é o homenageado do  blog.



Comentários

  1. Muito interessante batizar um produto com um nome próprio. Isso se deveu a importância do trabalho que fez. Pensava que ele era tio de Chico Buarque. A genialidade está no sangue. Só dá gente brilhante nessa família. Boa lembrança e homenagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.