FOTOGRAFIA É COISA SÉRIA...


FOTOGRAFIA É COISA SÉRIA...
DEU NO COMUNIQUE-SE:, EM 25/02/13
"Fotografias da revista "O Cruzeiro" ganham registro em obra literária"

"O livro As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro reúne a produção de fotógrafos que incorporaram a imagem como informação jornalística no Brasil. Publicada pelo grupo Diários Associados em 1928, a revista ‘O Cruzeiro’ se tornou um dos mais influentes veículos de comunicação de massa do país.
A revista semanal de variedades, de circulação nacional, incorporou no ínicio da década de 1940 o modelo da fotorreportagem, tornando-se pioneira na implantação do fotojornalismo no Brasil. A obra, publicação do Instituto Moreira Salles (IMS), relaciona as imagens produzidas pelos fotógrafos com as fotorreportagens como foram publicadas".
No texto de apresentação da obra,  Helouise Costa (pesquisadora do MAC-SP) e Sérgio Burgi (coordenador do acervo de fotografia do Instituto Moreira Salles), escrevem:
“Recuperar a história do fotojornalismo impõe necessariamente uma reflexão sobre a importância dos arquivos gerados por essa atividade, sobre as possibilidades que oferecem para melhor compreendermos a complexidade histórica de sua prática e sobre as possíveis ressignificações de suas imagens.  Mais do que rever a história de uma revista, a publicação do IMS propõe uma abordagem crítica das origens do fotojornalismo por meio de um dos mais influentes veículos de comunicação de massa que o país já conheceu, e que retratou, como nenhum outro, as peculiaridades e as contradições do Brasil moderno”. 

Comentários

  1. Sonhei muito passeando pelas suas páginas, quando menina. Meu pai a comprava nas bancas todas as semanas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.