TIÃO MARTINS protesta...E COM RAZÃO..


SEBASTIÃO MARTINS PROTESTA... E COM RAZÃO...

O Jornal Hoje em Dia comemorou aniversário. Comemorou, mas em sua edição especial, houve esquecimento, ou melhor, não houve registro de parte importante da sua história.  Três figuras de MG, foram cruciais na criação do jornal. Aqui no blog, transcrevemos a indignação do nosso amigo Tião Martins (que o próprio enviou a direção do jornal). Por muitos anos TM também foi parte importante daquele veículo, com suas crônicas diárias de estilo ímpar. 

"Prezados Senhores,
Como primeiro diretor de redação e editor-chefe do HOJE EM DIA, lamento
que o jornal tenha sonegado dos leitores um pedaço fundamental de sua
História e esquecido três profissionais de que Minas e o Brasil se orgulham:
Wander Piroli, escritor de renome nacional e primeiro diretor-presidente.
Amílcar de Castro, autor do primeiro projeto gráfico do jornal e artista plástico
admirado dentro e fora do Brasil
E Roberto Drummond, colunista do jornal e um dos maiores escritores mineiros do século XX.
Entendo que a nova equipe não conheça os nomes e a importância desses três profissionais, todos eles já falecidos, mas não daria muito trabalho perguntar aos mineiros da redação quem são essas personalidades.
As famílias do Wander, do Roberto e do Amílcar não vão perder tempo com isso, porque sabem que eles foram maiores que qualquer jornal.
Mas, em nome dos leitores, sobretudo os mais jovens, que não foram informados sobre o nascimento do HOJE EM DIA, deixo aqui a minha estranheza e desconfiança quanto à qualidade atual de um jornal que ignora a sua própria história."

Respeitosamente,
Sebastião Martins
Jornalista e escritor



Nota: há poucos dias, neste blog, lembramos o escritor Roberto Drummond, uma das ausências reclamadas  por TM.  Roberto escreveu crônicas, livros, era torcedor  do Atlético Mineiro, teve sua história Hilda Furacão retratada em minissérie na R.Gobo, entre outras coisas. Na Savassi, coração de BH, há uma estátua de bronze do escritor, em tamanho natural, 1m70, de autoria do artista Léo Santana. 
Com a estátua de Roberto Drummond, na Savassi.
  


Comentários

  1. Faz bem em protestar Tião Martins. Espero que, envergonhados deem destaque a sua manifestação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.