TREMORES: ESPECIALISTA VISITA CIDADE

NOTÍCIA/NOTÍCIA/NOTÍCIA

Especialista em tremores de terra visita Montes Claros



O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e um dos maiores especialistas brasileiros no estudo de tremores de terra, Lucas Vieira Barros, esteve nesta segunda-feira (12/03) na Prefeitura de Montes Claros, onde falou sobre os abalos sísmicos que vêm sendo sentidos na cidade nos últimos tempos. Estiveram com ele o prefeito Ruy Muniz, o secretário de Desenvolvimento Social e coordenador da Defesa Civil em Montes Claros, coronel Franklin de Paula Silveira e o coordenador do projeto da Estação Sismográfica da Unimontes, Expedito José Ferreira.

Durante o encontro, Lucas informou que Montes Claros conta atualmente com 9 sismógrafos. Os aparelhos foram instalados através de uma parceria firmada entre a UnB e a USP (Universidade de São Paulo), e monitoram durante 24 horas por dia as atividades sísmicas na região. Nesta semana, dois destes sismógrafos serão retirados e substituídos por outros recentemente adquiridos pela Unimontes, que inicia a montagem de sua própria Estação Sismográfica. “Iremos estreitar nossa parceria com a Unimontes, realizando um intercâmbio de informações entre as instituições”, afirmou.

O prefeito chamou a atenção para a importância desta parceria. “Os tremores de terra são fenômenos naturais que não podem ser previstos. Estudos estão sendo feitos para determinar se a ação do homem pode estar acelerando o processo de ruptura de falhas geológicas preexistentes, mas não se chegou a nenhum dado conclusivo. Portanto, o papel de nossa administração é fortalecer a Defesa Civil, promover a monitoração da atividade sísmica e ajudar a população a aprender como conviver com estes fenômenos, sempre agindo de forma transparente”, explicou.

SEMINÁRIO - O prefeito também informou que no próximo dia 18 será realizado em Montes Claros um seminário para tratar do assunto dos tremores de terra na região. Promovido através de uma parceria entre a Prefeitura, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG),  Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e as universidades Unimontes, USP e Unb, o seminário de Gestão do Risco de Tremores de Terra terá a presença de uma comitiva do Japão composta por representantes dos meios acadêmico, técnico e comunitário daquele país. Durante o evento, os membros da comitiva ministrarão palestras de gestão de risco, enfocando a experiência japonesa.
No dia 19 de março será assinado um acordo entre a província japonesa de Aichi e o Estado de Minas Gerais, que irá permitir a cooperação entre os municípios e as universidades do Brasil e do Japão. 

“As discussões promovidas neste seminário irão nortear as ações concretas que serão tomadas pelos governos municipal, estadual e federal para a redução dos impactos dos tremores de terra na região”, afirmou o prefeito.
O Seminário de Gestão do Risco de Tremores de Terra irá ocorrer no dia 18 de março, das 14 às 18 horas, no auditório da 11ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública), em Montes Claros.
 
 
Texto: Daniel Moraes
Fotos: Fábio Marçal

Comentários