TREMORES:ESPECIALISTAS FALAM, às 14h

É HOJE:
 
Montes Claros recebe Seminário Internacional Brasil/Japão sobre tremores




Montes Claros irá receber nesta segunda-feira, 18, o Seminário Internacional Brasil/Japão para a Gestão do Risco de Desastres (Tremores de Terra). O evento, que é promovido pela Prefeitura de Montes Claros em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), acontecerá no auditório da 11ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública), no bairro Ibituruna, a partir das 14 horas. 

O objetivo do Seminário é divulgar ações de prevenção e de redução do risco de desastres ligados aos tremores de terra, e para isso terá diversas palestras ministradas por uma comitiva vinda do Japão, que compartilhará sua larga experiência na convivência com os abalos sísmicos. 

Serão ministradas as seguintes palestras: “Japão, o sistema de prevenção de terremotos da província de Aichi”, pelo chefe do escritório de atendimento emergencial e Defesa Civil da província de Aichi, Fukunaga Hideki; “Medidas estruturais para prevenção de terremotos”, pelo diretor assistente da Divisão de Rios da província de Aichi, Ota Katsuhisa; “Políticas locais para a redução do risco de desastres: atuação municipal dos órgãos municipais de proteção e Defesa Civil”, pelo perito da Universidade de Nagoya e funcionário da prefeitura da cidade de Kota, Yukihiro Kasugai; “Como realizar uma educação de prevenção de riscos contra terremotos”, pela professora da Universidade de Nagoya, Hiroko Kondo; “Atividades dos voluntários em prevenção do governo local da província de Aichi: A importância da mobilização social para a redução do risco de terremotos”, pelos residentes voluntários do grupo Higashiura Bosai Net. As palestras contarão com tradução simultânea, e ao final do evento ainda será aberto um espaço para perguntas e respostas.

Para o Seminário estão confirmadas as presenças do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luis Carlos Dias Martins, além de outras autoridades e de representantes de entidades da sociedade civil da região. “O Seminário será muito importante para que todos possam conhecer como se faz a prevenção de desastres ligados aos tremores”, explica o coronel Franklin de Paula Silveira, coordenador da Defesa Civil de Montes Claros. 

Na quarta-feira, 19, será assinado o acordo de cooperação entre a província de Aichi e o Estado de Minas Gerais, que permitirá, por exemplo, a realização de parcerias entre Montes Claros e o município de Kota, e entre a Universidade de Nagoya e a Unimontes. 


Texto: Daniel Moraes
Foto: Fábio Marçal

Comentários