TRÍDUO DE SÃO JOSÉ: DIA 19



Tudo pronto para a Solenidade de São José  na 

Matriz



Já está tudo pronto para a tradicional Solenidade de São José, um dos padroeiros da primeira igreja de Montes Claros. O pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, Padre Dorival Souza Barreto Júnior, presidirá Missa nesta terça-feira (19), dia em que a Igreja faz memória litúrgica do esposo da Virgem Maria, pai adotivo de Jesus e patrono universal da Igreja. A Missa será às 19h, no templo da Praça Doutor Chaves, centro histórico da cidade. 

FRALDAS – Neste ano, a novidade fica por conta da campanha de fraldas geriátricas que serão doadas para a Associação das Damas de Caridade. Mais conhecido como Lar das Velhinhas, o local está prestes a completar 90 anos de ajuda a mulheres idosas e portadoras de necessidades especiais. A sede situa-se na rua Dom João Pimenta, centro. O objetivo de Padre Dorival Barreto, que assumiu a paróquia há apenas um mês, foi levar os fiéis a fazer o que chamou de “gesto concreto no período da Quaresma, pois uma das armas que temos durante esse tempo de preparação para a Páscoa, além da Oração e do Jejum, é a Caridade”. Os interessados ainda podem participar da iniciativa, que termina justamente no Dia de São José, 19 de março. A entrega deve ocorrer na Secretaria Paroquial, que funciona em horário comercial, em um anexo do próprio templo. 

TRÍDUO – Mas os paroquianos da Matriz começaram a se preparar para a Solenidade de São José de 16 a 18 de março, sempre durante a Missa das 19h. No segundo dia Tríduo, 5º Domingo da Quaresma, por exemplo, Padre Dorival Barreto destacou a importância de os católicos aproveitarem os últimos dias desse período, que segue até a manhã de Quinta-Feira Santa, para empreender urgente revisão de vida visando à chegada da Páscoa na Ressurreição do Senhor, maior festa da cristandade. Ressaltou a essencialidade da “Palavra de Deus” em todo o processo de interioridade. “Nós precisamos do perdão e da misericórdia de Deus. E as leituras de hoje (17 de março) nos chamam atenção para uma só coisa: Deus é misericórdia. O domingo, Dia do Senhor, (...) é oportunidade talvez única, [devido ao cotidiano tumultuado da maioria das pessoas], de uma escuta mais atenta da Palavra. Ir à Missa é receber e guardar essa Palavra no coração para podermos enfrentar os desafios que certamente surgirão na semana que se inicia”, pontuou.

Doutor em Teologia Dogmática e professor no Seminário Maior Arquidiocesano Imaculado Coração de Maria e na Universidade Estadual de Montes Claros, o sacerdote de 49 anos alertou, entretanto, que o perdão e a misericórdia, tão enfatizados no decorrer da Quaresma, não devem permanecer na abstração, “na ideia”, mas, ao contrário, devem tornar-se prática. E é a partir dessa atitude de humildade, na vivência do perdão e da misericórdia, concluiu o pároco da Matriz, que “Deus se aproxima” da pessoa e realiza o milagre da mudança de vida. “A autossuficiência não tem lugar na lógica de Deus”, diferente da “nossa lógica”, completou. A Missa de domingo (17) foi concelebrada pelo diácono permanente Fernando Veloso. Participaram cerca de 800 pessoas. 


Texto/Foto:Valéria Borborema(assessoria igreja)

Comentários