VOCÊ SABIA? UM MONTES-CLARENSE ILUMINADO...

 VOCÊ SABIA??!!


UM MONTES-CLARENSE ILUMINADO

VICENTE MOTTA (IN-MEMORIAM), natural de Montes Claros, é o autor do Hino do Clube Atlético Mineiro. Leia abaixo texto transcrito do site http://webgalo.comze.com/hino.php
e veja como nasceu o mais belo hino de time brasileiro:
 
 Foto Vicernte Mota: Imagen da internet- site: http://webgalo.comze.com/hino.php

  
O HINO
"Uma obra iluminada por Deus!"
Declaração do Saudoso Vicente Motta ao falar do Hino que compôs.

No final dos anos 60, mais precisamente em 1969, um mineiro natural de Montes Claros chamado Vicente Mota foi convidado a ir até a avenida Olegário Maciel, 1516. O convite era de Alberto Perini, membro da diretoria do Galo. Tudo isso era para que Vicente Mota compositor que vencera os dois últimos concursos de marchinhas de carnaval de BH, compusesse um novo Hino para o Clube de Lourdes. Alberto Perini fez algumas exigências; o novo Hino deveria exaltar a campanha vitoriosa do Galo em 1950 na Europa e a conquista do título dos campeões dos campeões em 1937. O lado vingador do Galo também não deveria ficar de fora. 
    Imediatamente, Vicente Mota aceitou. E depois de estudar o estilo de Lamartine Babo(autor de todos os hinos dos times de futebol do Rio de Janeiro e o maior mestre do assunto) começou a compor o hino. Como disse uma vez:
"Fui para casa e pedi a Deus que sentasse ao meu lado, quando eu começasse a escrever. E Ele não apenas se colocou ao meu lado, mas segurou minhas mãos e fez esta obra!"

    Vicente Mota ainda foi ajudado por ter na adolescência convivido com outros grandes compositores mineiros.  Vicente Mota teve o privilégio de conhecer Rômulo Paes, Ataíde Machado e Jadir Ambrósio(autor do hino do Cruzeiro). 
    Em 1970, quando acabou de gravar o Hino, o Atlético vivia uma grande fase. Conquistou seu primeiro título na era do Mineirão e no ano seguinte conquistou o Campeonato Nacional. E isso ajudou sem dúvida alguma a divulgação do Novo Hino. Mas ainda foram necessários pelo menos mais cinco anos paro que o torcedor realmente cantasse o hino no Mineirão.  E Vicente Mota  ainda prestou mais outro grande serviço ao Galo; durante dois anos ou mais, ele ia aos jogos e entregava cópias da letra aos torcedores, pedindo que cantassem o Hino. Todas as despesas dessa empreitada foram dele e nunca cobrou nada do Galo. Segundo Vicente Mota, a Charanga do Galo também ajudou muito. Júlio( O Júlio Mais Amigo) sempre estava disposto a ajuda-lo na divulgação e em todos os jogos colocava sua charanga para tocar o hino. 
    Depois de alguns anos, a letra se tornou conhecida e alcançou um sucesso que jamais foi imaginado por Mota. O hino do Galo já vendeu mais de 3 milhões de cópias desde a sua primeira gravação pela gravadora CBS em 1970. De lá pra cá já são 34 versões do hino, que teve em 1997 uma nova interpretação do conjunto "João Penca e seus Miquinhos Amestrados".

 

Comentários

  1. Até recentemente quase ninguém sabia cantar o hino do Cruzeiro, mas o do Galo, a maioria dos atleticanos sabe. Então, os adversários fazem tudo para nos ridicularizar, especialmente o verso que diz "nós somos campeões do gelo". Fazem piada com isso, mas toda história é importante. Somos hoje os acréscimos do que já fomos um dia. Salve Vicente Motta, aonde estiver!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.