WORKSHOP: TRABALHO em ALTURA em discussão


TRABALHO EM ALTURA É TEMA DE WORKSHOP

Especialistas discutem norma que regulamenta o trabalho em altura nas empresas



Discutir as melhores práticas para as questões do trabalho em altura nas empresas é o objetivo do workshop que acontece neste sábado, dia 27, em evento promovido pelo Senac Montes Claros e pela empresa SMS Associados,empresa de soluções em Saúde, Meio Ambiente e Segurança. Especialistas da área de segurança do trabalho farão abordagens sobre a Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), do Ministério do Trabalho.
 
O ciclo de palestras acontece no auditório do Senac, das 08 às 18 horas. Um dos destaques na programação é a presença de Gianfranco Silvano Pampalon, auditor do Ministério do Trabalho e um dos integrantes da comissão que criou a norma que regulamenta o trabalho em altura nas empresas. Ele abordará as melhores práticas para o atendimento às questões do Trabalho em Altura, referentes ao processo de executar as atividades, as bases técnicas nacionais e internacionais e do atendimento à legislação, principalmente no que se refere à análise de risco e suas repercussões no dia a dia das empresas.
 
Desde o dia 27 de março de 2012, está em vigor a norma do trabalho em altura - Norma Regulamentadora nº 35, que trata sobre trabalho em altura e define os requisitos e medidas de proteção para os trabalhadores que atuam nessas condições.
 
Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.
 
Publicada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, em março de 2012, a medida estabelecia o prazo de seis meses para entrar em vigor e de um ano para a realização dos programas de capacitação pelas empresas. Desde então, o desafio é garantir sua efetiva aplicação nos ambientes de trabalho. O principal instrumento para alcançar esse objetivo é a inspeção do trabalho.
 
A principal obrigação do empregador prevista na NR-35 é de implementar em sua empresa a gestão do trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a adoção de medidas técnicas para evitar a ocorrência ou minimizar as consequências das quedas de altura. Com carga mínima de oito horas, o treinamento, teórico e prático, deve incluir apresentação das normas e regulamentos, análise de risco, sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva, equipamentos de proteção individual. Além disso, deve preparar os trabalhadores para agir em situações de emergência, com noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
 
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a queda dos trabalhadores de diferentes níveis é uma das principais causas de acidentes de trabalho graves ou fatais. Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas. Estima-se que as quedas estejam presentes em 40% dos acidentes de trabalho.
 
Já por parte dos trabalhadores, a principal obrigação é de colaborar com o empregador na aplicação dessas medidas.
 
Fiscalização – Com o fim do prazo previsto para adaptação, os auditores fiscais do trabalho farão inspeção em estabelecimentos verificando o cumprimento do disposto na NR 35. O descumprimento da Norma pode gerar punição as empresas, como autos de infração e nas situações de risco grave e iminente de acidentes pode haver interdição. A multa por não cumprir normas de segurança e saúde no trabalho varia em razão da gravidade da infração e do porte da empresa, podendo ir de R$ 402,23 a R$ 6.078,09 por infração.
 
 
Programação – O Workshop SMS/SENAC de Trabalho em Altura é parte integrante do Projeto Papo Seguro, uma iniciativa da SMS Consultores Associados, empresa de soluções em Saúde, Meio Ambiente e Segurança sediada em Montes Claros, em parceria com o SENAC, que visa proporcionar à comunidade do Norte de Minas, de forma inédita e inovadora, uma abordagem diferenciada sobre Saúde e Segurança Ocupacional (SSO).
 
Em 2012, cerca de 9.500 pessoas foram beneficiadas através de cursos específicos para profissionais da área, palestras e workshops com alguns dos maiores expoentes do Brasil em Saúde e Segurança Ocupacional:
 
PROGRAMAÇÃO
 
07h30 - Credenciamento
 
Trabalho em Altura: Perspectivas e Desafios
Gianfranco Pampalon (MTe/SP) - Auditor fiscal do trabalho (Tem/SP); Engenheiro Civil especializado em Segurança do Trabalho; professor em cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho.
 
Equipamentos para Trabalho em Altura
Emanuel Araújo - Técnico em Segurança do Trabalho; alpinista industrial e especialista em Trabalho em Altura (Hércules Equipamentos)
 
Procedimentos de Resgate em Altura
Izaac Martins - especialista em Trabalho em Altura, Prevenção e Combate a Incêndio, Mergulho e Resgate em Altura (SMS Consultores Associados)
 
Prática Segura de Trabalho em Altura
Thiago Neves / César Sobrinho - especialistas em Turismo de Aventura, Escalada e Prática de Trabalho em Altura (Radical Adventure)
 
 
Inscrições - Os interessados em participar do evento poderão se inscrever até o dia 26 de abril, na sede da SMS Consultores Associados, à rua Edmundo Dias 60, Centro, das 8h às 17h.
 
Serviço:
 Workshop SMS/Senac de Trabalho em Altura
 
Dia: 27 de abril – sábado
Horário: 8 às 18 horas
Local: Auditório do Senac Montes Claros
          Av. Deputado Esteves Rodrigues, 250 – Centro
Inscrições: até o dia 26 de abril, na sede da SMS Associados – Rua Edmundo Dias, 60 – Centro
Informações: (38) 3082-0852 / 9111-9805

Assessoria de imprensa:
Ana Maria Barbosa – (38) 9966-0966 / 9191-3933
anamariabarbosacomunicacao@gmail.com

Comentários