BRASÍLIA de MINAS: JUNINA com conscientização



 BRASÍLIA de MINAS:

FESTA JUNINA COM CONSCIENTIZAÇÃO NA UNIDADE DE TERAPIA RENAL

 Texto e Foto: Padre Bessa
 


Esta será a quinta festividade de são João no Pró-Rim de Brasília de Minas. Funcionários, voluntários e pacientes transformam o ambiente em uma grande roça com comidas e coisas típicas da roça. “É um momento muito esperado por todos onde vivemos a socialização e entretenimento com todos que fazem o nosso centro” explica a Neliany Mendes Ribeiro, assistente social que trabalha no centro e está na coordenação do evento.


Serão dois dias de festividade junina. Dias 19 e 20 de junho às 11.30 da manhã horário em que os pacientes estão no tratamento. Este ano o diferencial vem da paróquia da cidade, o Pároco Padre Bessa e um grupo de jovens voluntários vão se transformar nos “Caipiras da Saúde”. 


O grupo Caipiras da Saúde  apresentará um teatro da roça mostrando a importância do tratamento da hemodiálise e cuidados com a saúde. No teatro o padre Bessa, que será o Sr. Joaquim descobre que tem problemas de rins por causa da bebida alcoólica e do cigarro, e a família e os amigos da roça tentam convencê-lo de fazer o tratamento da hemodiálise e ele fica resistindo ate que aceita. “De forma descontraída queremos falar de algo muito sério, no pró-rim de Brasília de Minas temos pacientes que resistem ao tratamento, além disso queremos mostrar cuidados básicos que eles precisam ter com a saúde, além de diverti-los” comentou o padre Bessa.


O grupo finaliza o trabalho distribuindo com todos os presentes um panfleto com 10 mandamentos da Boa Saúde,com dicas simples que fazem a diferença no dia-a-dia. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de junho às 11.30 no  Centro de Unidade de Terapia Renal do Hospital Sant`Ana em Brasília de Minas. 


Deverão participar do evento mais de 150 pessoas, entre funcionários, voluntários e pacientes. O centro atende pacientes da cidade e cidades vizinhas, “temos pacientes de 11 anos até 90 anos de idade” informou a Assistente Social, Neliany.  

Comentários