MAIS LEITOS: PREFEITURA e HOSPITAIS selam acordo

Saúde

Prefeitura e hospitais selam acordo que irá proporcionar mais leitos e procedimentos para a população

Texto: Daniel Moraes
Fotos: Fábio Marçal/Márcia Vieira




Após uma longa negociação a Prefeitura de Montes Claros firmou convênio com todos os hospitais do município (Santa Casa, Hospital Universitário Clemente de Faria, Dílson Godinho, Prontosocor e Aroldo Tourinho), com o objetivo de melhorar o atendimento oferecido na cidade através do SUS (Sistema Único de Saúde). Os convênios preveem uma série de obrigações a serem cumpridas tanto pelas instituições de Saúde quanto pela Prefeitura, e seus termos foram elaborados levando em conta o atendimento a cinco pontos considerados essenciais. São eles:

- Ampliação do número de leitos: os acordos preveem a criação de mais 45 leitos de CTI no município, além de 22 leitos de retaguarda e 16 de enfermaria.

- Assistência à saúde mental: criação de 19 leitos voltados para este tipo de atendimento, além da manutenção dos 12 leitos que já existem no HU.

- Exames e consultas especializadas: estabelece cotas mensais destes procedimentos que devem ser realizados pelos hospitais.

- Cirurgias eletivas: estabelece cotas mensais a serem cumpridas pelos hospitais, de forma a diminuir a fila dos que aguardam pelos procedimentos.

- Cumprimento efetivo da escala dos plantões por parte dos hospitais.
­
Através destes convênios a Prefeitura irá repassar aos hospitais, até o final do ano, mais de R$ 30 milhões em recursos provenientes da União e do estado.


O secretário municipal de Saúde, Geraldo Edson Guerra, afirma estar feliz com a decisão dos hospitais e agradece ao apoio de todos que contribuíram para que se chegasse a este resultado, incluindo a administração municipal, os governos estadual e federal e entidades como a maçonaria. “Foi uma negociação de alto nível, e quem saiu ganhando foi o usuário, o cidadão que vai ter mais leitos, mais exames, e a presença dos médicos nas portas de entrada dos serviços de urgência. Foi muito bom o entendimento dos hospitais, e temos que continuar lutando para viabilizar mais recursos, já que existe a necessidade de que os valores de custeio sejam aumentados pelo sistema”, destaca.

Comentários