OUTUBRO ROSA: Torcida contra o câncer de mama

OUTUBRO ROSA

Torcida contra o câncer de mama

Texto e Fotos: Márcia Vieira
 


Na noite desta terça-feira, 22 de outubro, a torcida que compareceu ao Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves tinha mais uma missão, além de vibrar com o Montes Claros Vôlei, time que venceu o Taubaté por 3 sets a zero: torcer contra o câncer de mama.

O Ginásio ficou quase que uniformizado na cor que representa a campanha “Outubro Rosa”, desenvolvida em âmbito local pela Prefeitura Municipal de Montes Claros e pelo Hospital Dílson Godinho, em diversos pontos da cidade.

Nas arquibancadas, muita alegria e animação com o time, que ao final conquistou a tão sonhada vitória. Nos intervalos, o público feminino presente aproveitava o tempo para agendar a mamografia, exame que detecta com precisão o câncer de mama.

Christiane Aguiar nunca fez a mamografia. Mesmo assim, compareceu ao ginásio vestindo rosa e lavando no colo a filha Caroline, também vestida com a cor. Depois de tanto presenciar as ações, mudou o pensamento e agora tem uma certeza: “A prevenção é essencial. Estou amamentando a minha filha, mas assim que puder, vou fazer o exame”, revela.

De acordo com Thiago Simões, do Hospital Dílson Godinho, muitos optam pelo ultrassom da mama, mas a mamografia é o exame mais indicado e eficaz para se constatar alguma alteração. “Em caso de alteração, muita gente não sabe, mas nós disponibilizamos no hospital todo o aparato necessário para o tratamento da doença, de forma gratuita, inclusive com a reconstrução da mama, caso o paciente necessite passar pela mastectomia”, disse Thiago.

A chefe de gabinete Raquel Muniz, uma das incentivadoras do Outubro Rosa, mais uma vez reforçou a necessidade da informação: “É imprescindível que, além dos cuidados com a casa, esposo, filhos e trabalho, as mulheres tenham atenção com a própria saúde. As ações promovidas tem o objetivo de levar essa informação, promovendo a prevenção e facilitanod o acesso a uma vida saudável”.

COMO SURGIU:
O Outubro Rosa, hoje comemorado em todo o mundo, surgiu nos Estados Unidos. O nome faz alusão ao laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, lançado pela Fundação Susan G. Komen for The Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, em Nova York, no século XX. Posteriormente, criou-se o hábito de enfeitar espaços públicos com iluminação rosa ou usar tecidos na cor, para promover a conscientização. A campanha passou a ser divulgada em outros eventos esportivos, de moda ou populares, entre outros. A primeira iniciativa no Brasil foi registrada no outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em SP, recebeu iluminação rosa. Outros estados aderiram e otimizaram a campanha. Em Montes Claros, a Prefeitura enfeitou-se de rosa e já proporcionou a distribuição de mamografia gratuita em espaços públicos e em eventos do município.

No próximo sábado, 26, a ação se repete: pela manhã, na Praça Dr. Carlos, de 8 às 14h. À tarde,a partir das 17h, no estádio José Maria Melo (Cassimiro), quando o Funorte enfrenta o Unitri, de Uberlândia. Neste jogo, as primeiras 20 pessoas que chegarem ao local vestidas de rosa terão acesso gratuito, além de oportunidade para agendar o exame.

Comentários