Pacientes com câncer tem novas formas de encarar doença

SAÚDE

Pacientes com câncer e profissionais de saúde destacam novas formas de encarar a doença



                Maria de Lourdes Andrade Fonseca, 60 anos, teve câncer de mama em 2007, desde então ela uniu o processo de cura ao apoio da Associação Presente – Padre Tiãozinho. Mesmo curada, Maria de Lourdes faz questão de participar de todas as cinco edições do Encontro Norte Mineiro de Prevenção ao Câncer e Promoção da Saúde, promovido pela entidade. A última edição reuniu mais de duzentos profissionais de saúde, acadêmicos, pacientes e familiares, nos dias 29 e 30 de novembro, no Auditório da AMAMS.
                A segunda maior causa de morte no país grita por atenção – e a palavra de ordem é, “pratique prevenção”.  As palestras também trouxeram temas  que ajudaram a transformar o peso em leveza, uma doença em bênção e sofrimento em conforto, porém, acima de tudo, promoveram o fortalecimento na fé de que a cura é possível.
“Fazer sentirem-se em casa estando fora de casa”... As palavras de acolhimento da Dra. Priscila Miranda, presidente da Associação Presente, traduzem o propósito de transformação no jeito de tratar pacientes com câncer. “A gente só dá o que sabe. Por isso, devemos buscar sempre mais conhecimento, trocar experiências. O tema do sofrimento não é fácil, mas se ele existe, nós podemos escolher como abordá-lo: vamos colocar o problema no centro de tudo ou descobrir que existem mais possibilidades, mesmo ciente de que ele está lá?”, refletiu a médica.
Na  abertura do Congresso, o Grupo de Dança do Projeto de Extensão da Unimontes – Vida Presente, que desde 2005 assiste e oferece atividades físicas, grupo de oração, dança e outras ações a 40 mulheres diagnosticadas com câncer, fizeram animada participação. A palestra da noite trouxe o tema: “A Comunicação e o resgate do ser humano”, com a Dra Maria Júlia Paes, da USP.  “Comunicação é uma habilidade que todos nós temos, mas não é somente o que a gente fala. É como estar com as pessoas, como cuidar e como as olhar. Devemos usar a comunicação como ponto de partida para entender e lidar melhor com o paciente no difícil momento de diagnóstico e tratamento”, destacou.
Entre as demais palestras que discorreram durante todo o sábado, Leonardo Consolim, do Instituto do Câncer de SP, lembrou que “a vida e repleta de momentos em nosso caminhar, estando com o outro estamos abertos a construir e crescer no ato de cuidar”. Para Ricardo Leme, do Hospital Albert  Einstein – SP, “ter saúde é alinhar o pensamento com a palavra, a atitude com a prática.
Além das reflexões sobre o câncer, o evento foi uma oportunidade de os pacientes interagirem com profissionais em um ambiente especial. No Espaço Autoestima, foram colhidos depoimentos para servir de inspiração para outras pessoas na Associação Presente. “Depois que tive o câncer de mama, aos 53 anos, senti que renascia. Observei a rotina de minha vida, refiz conceitos... Com a Associação Presente, hoje sou mais feliz, fiz novos amigos, aproveito a vida e o que faz a gente viver de verdade”, finaliza Maria de Lourdes.
A Associação Presente – Padre Tiãozinho é uma entidade de apoio a pacientes com câncer, mantida por doações e voluntários. Os interessados em saber mais  podem ligar para (38) 3213.4296, pelo e-mail: contato@associacaopresente.org.br ou visite a sede, recentemente inaugurada, na Rua Mangueira, 242, no Bairro Canela.

Texto/Foto: Mosaico Comunicação

Comentários