SANTA RAFAELA: Reunião entre município e moradores define prioridades

SANTA RAFAELA

Reunião entre município e moradores define prioridades para o bairro

Texto e Fotos: Márcia Vieira



O Bairro Santa Rafaela promoveu na noite de quinta-feira, 28, reunião da Associação de Moradores, com presença de representantes do município, vereadores e convidados. Durante o encontro, os presentes assistiram a um vídeo elaborado pelos moradores com as necessidades do bairro.  

A chefe de gabinete Raquel Muniz participou da reunião acompanhada dos representantes das diversas secretarias. Ela alertou que o bairro é um dos mais antigos da cidade e a equipe administrativa está tomando as providências de acordo com as demandas apresentadas. “Chegando aqui lembrei-me do Bairro Morrinhos, onde nasci e me criei. Vi chegar um asfalto de qualidade na minha rua e o sistema de escoamento. Do mesmo modo, sei que esta é uma necessidade  de vocês e vamos cuidar pra que seja atendida”, disse Muniz.

ILUMINAÇÃO

O responsável pela Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Gestão de Energia, Guilherme Veloso, falou aos moradores sobre os novos procedimentos adotados pelo município relacionados à manutenção da iluminação pública. “A execução do serviço é feita desde o mês de agosto  pela ESURB, o que trouxe mais agilidade e menor custo para os cofres públicos. Comprometo-me a fazer a troca de lâmpadas queimadas imediatamente após a solicitação. Quanto aos postes que não têm o chamado braço de luz, a licitação já aconteceu e estamos aguardando apenas a chegada do material para a colocação do braço e este bairro será dos primeiros a receber o serviço”, afirmou. Guilherme ainda falou sobre a iluminação em led, que será realidade no município nos próximos anos. “A nova tecnologia é melhor e mais econômica”, assegurou.

EDUCAÇÃO:
O diretor administrativo-financeiro da Secretaria Municipal de Educação, Valdoir Lázaro Rosa, explicou que “já foi requisitado junto ao FNE um CEMEI com o dobro do tamanho do que existe aqui hoje. Pleiteamos, já foi aprovado em pré-análise e estamos dependendo da aprovação final. A parte de infraestrutura é uma exigência para a liberação e nós estamos sintonizados com as outras Secretarias”, declarou. A definição do terreno, segundo informou o secretário, não poderia ser aleatória, já que o espaço vai abrigar área educacional e de lazer, com quadra poliesportiva, refeitório e outras atividades. “O processo de desapropriação está em andamento e a Secretaria investe neste momento na capacitação dos profissionais que atenderão no local”.  

SAÚDE:
Cláudia Versiani falou sobre a necessidade de se aumentar as equipes de saúde para atender aos moradores. Ela destacou a importância do programa Melhor Em Casa, que atende na residência àqueles que não podem se deslocar ao posto de saúde. Para o próximo ano, ela reforça que a meta é melhorar a condição para toda a comunidade, além de ampliar a cota de exames. Versiani colocou-se à disposição dos moradores para debater outras questões e chegar a soluções. “Temos muito a melhorar, mas já demos novos passos”, arrematou.

Nova História

Outros participantes da reunião foram: o representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, pastor Edmílson Bispo; o assessor Guilherme Quaresma, que explicou procedimentos adotados em relação ao IPTU; e o vice prefeito José Vicente Medeiros, que participou do encontro e lembrou o nascimento do Santa Rafaela. Para ele, o bairro marca parte importante da cidade e é irreversível o processo de crescimento. “A administração vai cuidar do Santa Rafaela e com a ajuda de vocês moradores, não temos dúvida de que aqui será um novo lugar e terá uma nova história”, disse. 

O vereador Sérgio Pereira, que já residiu naquele bairro, foi um dos organizadores da reunião junto com o Presidente da Associação, Manoel Santos. O edil destacou que o asfaltamento da rua principal do bairro já está incluído no orçamento. “Vocês já podem contar com  500 metros de asfalto na Rua Geralda Monteiro, que dá acesso ao bairro Nossa Senhora das Graças”, frisou o vereador. Ao final, lideranças do bairro fizeram suas considerações e o vereador Pastor Altemar de Freitas, que compareceu ao encontro, finalizou com uma oração que envolveu a todos os presentes.

Comentários