VEM AI......ARTHUR MOREIRA LIMA

VEM AI....ARTHUR MOREIRA LIMA...



 FIEMG INFORMA...

ARTHUR MOREIRA LIMA E ORQUESTRA DE CÂMARA SESIMINAS EM APRESENTAÇÃO INÉDITA EM DEZEMBRO EM MONTES CLAROS

A Orquestra de Câmara Sesiminas é convidada especial do pianista Arthur Moreira Lima no concerto “Um Piano pela Estrada”, que acontecerá em Montes Claros no dia 6 de dezembro, na Praça dos Jatobás. O espetáculo, gratuito e aberto ao público, integra uma série de apresentações organizadas pelo Sesi, no interior de Minas, com apoio das Regionais da Fiemg, em comemoração aos 80 anos da Federação.
O espetáculo será apresentado em um caminhão-teatro de 45 metros quadrados de cena, o mesmo utilizado por Arthur Moreira Lima em viagens pelo país com o concerto “Um Piano pela Estrada”. Uma imensa estrutura de tendas e cadeiras será montada para abrigar o público. O espetáculo é gratuito e tem o apoio da Prefeitura de Montes Claros por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.

Arthur Moreira Lima

 
 ARTHUR MOREIRA LIMA E A AUTORA DESTE BLOG (Foto Arquivo Márcia Vieira)























O pianista é o criador, produtor, empresário e artista de uma iniciativa inédita no Brasil: a de levar música de concerto a lugares e públicos, com o projeto “Um Piano pela Estrada”.
O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do caminhão em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado, etc.
Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que inclui engenheiro de som, afinador exclusivo de piano e outros. Tal providência é fundamental porque, mesmo com a sofisticada suspensão do veículo, as condições das estradas brasileiras prejudicam o instrumento. A caravana inclui o caminhão teatro, caminhão de apoio, 01 microônibus, 01 van de carga e 02 carros que transportam a equipe.
O concerto tem cerca de 1h30min de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram no programa Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.
Orquestra Sesiminas
A Orquestra de Câmara Sesiminas está completando 27 anos de existência. Formada por 18 músicos, sob a regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond, ela realiza uma média de 40 apresentações por ano em múltiplos espaços, entre eles, galpões de indústrias, hospitais, escolas e teatros.
O presidente da Fiemg Regional Norte, Adauto Marques Batista, destaca que a escolha de um dos mais extraordinários pianistas brasileiros para fazer parte da programação cultural de comemoração dos 80 anos da Fiemg, pela presidência da instituição, não poderia ter sido melhor. “O genial pianista descobriu uma fórmula de levar cultura de qualidade à população que, em sua maioria, não tem acesso a ela, através do projeto “Caminhão Teatro” que percorre o Brasil há dez anos levando música erudita e popular aos rincões do país”, conclui Adauto.
O presidente da Regional Norte acrescentou ainda que em março de 2014, especificamente no dia 29, a Fiemg encerra as comemorações dos seus 80 anos com apresentação da Banda Skank, em conjunto com a Orquestra de Câmara Sesiminas, em Montes Claros. A apresentação será gratuita, para convidados, em local que ainda está sendo definido.

Texto: Assessoria FIEMG
Foto: Arquivo Márcia Vieira

Comentários