FAC FUNAM: DOCENTES PUBLICAM LIVRO

Docentes da FAC FUNAM publicam livro

 

 




Os professores Hugo Leonardo Silva de Almeida e Teresinha Mendes Medeiros Vaz, ambos da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco – FAC FUNAM, publicaram recentemente, junto a outros professores atuantes na rede de ensino, o livro O Desafio de Mediar o Conhecimento – Um Olhar Crítico Sobre a Educação. 
Tendo como público alvo todos os envolvidos no processo de educação – professores, alunos e pais –, o livro trata de temas acerca do viver da profissão de educador. Nas reflexões publicadas, os autores expõem temas como as dificuldades em mediar o conhecimento em face aos conflitos sociais, a trajetória percorrida por educadores, discussões sobre o ensino técnico no Brasil, entre outros, sempre com um olhar crítico e humanizado.
 
A ideia da publicação do livro surgiu nas conversas durante os intervalos das aulas, onde os professores discutiam suas experiências, anseios e preocupações acerca da profissão. “Em uma das conversas, alguém que não me lembro quem, disse: Temos tanta história que isso daria um livro”, diz Hugo Leonardo Almeida, comentando sobre o processo de publicação do livro. Segundo a diretora de ensino da FAC FUNAM e co-autora do livro, Teresinha Mendes, não existe uma receita pronta para ser professor/educador, pois cada aluno e cada escola têm uma realidade diferente: “Daí surgiu a vontade de publicar as nossas experiências para expor aos  colegas, iniciantes e demais profissionais da área da educação com o intuito de contribuir para o fazer pedagógico de cada um”.
 
Para Teresinha, os temas abordados não são limitados apenas à realidade da nossa região. Em seus estudos no exterior, ela teve contato com professores de diversos países sul-americanos e relata que, muitos dos temas abordados no livro são comuns aos profissionais desses países: “Aluno é aluno em qualquer nível de ensino. Tem as mesmas necessidades, as mesmas carências e anseios”. Acrescenta ainda que os docentes necessitam buscar e intermediar o conhecimento, além de orientar o aluno na sua formação humana e intelectual, ainda que em face da falta dos recursos necessários e sem as políticas educacionais que os apoiem.
 
O livro pode ser adquirido através do site da Editora Schoba, em livrarias da cidade de Pirapora e região e contém ainda textos de outros seis professores que compartilham suas visões acerca do dia-a-dia da profissão.
 
Parceria entre instituições abre novas oportunidades
 
Cidades com pólos industriais que demandam profissionais capacitados, com formação mais rápida, fazem com que a expansão dos cursos a nível técnico seja bastante perceptível na região norte-mineira. Essa demanda faz com que os graduados nesses cursos tenham um futuro bastante promissor. Segundo o professor Hugo Leonardo, “Dentre os nossos egressos aqui da FAC Funam, 95% estão empregados, e 89 % destes estão atuando na área de formação”. Hoje, a instituição oferece os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial e Manutenção Industrial na cidade de Pirapora, e, após a parceria com a Rede Funorte/SOEBRAS, a expectativa é que novos cursos sejam abertos futuramente.
 
Outra proposta da parceria entre as instituições, que agora formam uma única rede, é promover uma maior interação entre os acadêmicos de ambas as instituições. “Queremos que os alunos da Funam usufruam dos nossos laboratórios, hospitais, clínicas e demais espaços que temos em Montes Claros”, diz Raquel Muniz, diretora de honra da Rede Soebras. Um exemplo disso foi a visita dos alunos do 5º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ao departamento de TI da Funorte, localizado em Montes Claros, que é responsável pelo funcionamento e controle de toda a área de tecnologia da Rede Funorte/Soebras de Ensino. Atividades como essa proporcionam aos acadêmicos a oportunidade de perceber na prática o que é aprendido em sala de aula e promove a troca de experiência entre diferentes profissionais. 
 
Imagem: Editora Schoba
 
André Mota

Comentários