GRANDE NORTE CRIA FORUM PERMANENTE

GRANDE NORTE CRIA O FÓRUM PERMANENTE DE GESTORES DO SUAS






O Grande Norte de Minas já conta com um Fórum permanente Gestores do Suas. A criação do Fórum e o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Assistência Social foram os principais temas discutidos na manhã desta quarta-feira (21/05), na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), durante a realização do 1º Encontro dos Gestores do SUAS do Norte de Minas. O evento foi organizado pela AMAMS, por meio de seu Departamento de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, e contou com a presença de representantes dos municípios norte-mineiros, além do secretário-executivo da AMAMS, professor Luiz Lôbo;  do secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Prates Bérnis; da subsecretária de Assistência Social do Estado de Minas Gerais, Maria Albanita Roberta Lima; do presidente do colegiado de gestores municipais de assistência social Cogemas-MG, Jaime Luiz Rodrigues Júnior; do diretor regional da SEDESE, Aleksander Oliveira; e do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz.

Durante seu pronunciamento, o secretário executivo da AMAMS, Luiz Lôbo, garantiu que o evento é mais uma forma dos gestores se capacitarem para os diferentes níveis de gestão da política de assistência social municipal, com o enfoque no SUAS e gestão do sistema, poder e cultura, aperfeiçoando a gestão estratégica e gerencial no âmbito municipal. Lembrou, ainda, que a AMAMS promoverá, no dia 9 de junho deste ano, um encontro voltado, desta vez, para a capacitação dos trabalhadores e agentes do Sistema Único de Assistência Social.

Já o secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bérnis, elogiou a iniciativa da AMAMS e disse ser preciso uma mobilização permanente para manter acessa a política de assistência social voltada, principalmente, para atender as demandas da sociedade mais necessitada, citando como exemplo inúmeros municípios do Norte de Minas e vales dos Jequitinhonha e Mucuri, regiões carentes e afetadas pela falta regular de chuva. O diretor regional da SEDESE, Aleksander Oliveira, se diz satisfeito com a presença quase que unânime dos gestores de assistência social da região. “Isso demonstra o interesse que as autoridades municipais estão tendo para atender cada vez melhor as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, relata Oliveira.

Ficou acertado ainda, durante o encontro, que no próximo dia 9 de junho, na sede da AMAMS, outro encontro, que vai definir o Fórum Norte-mineiro de Trabalhadores do Suas.

 
Texto/foto: ASCOM/AMAMS – Montes Claros, 21 de maio de 2014

Comentários