EXPOMONTES 2014: MAMOGRAFIAS GRATUITAS durante evento

40ª Expomontes

Exames de mamografia na Exposição

O exame de mamografia, meio mais eficaz de detectar o câncer de mama, vai ser realizado durante todos os dias da Expomontes, numa parceria inédita entre a Secretaria de Saúde do Município e Hospital Dílson Godinho. O trailer do PróMama esta estacionado no Parque de Exposições João Alencar Athayde para atender as mulheres que procurarem os exames.

“Vamos receber pessoas de 40 a 69 anos para fazer o exame de graça. Serão em média 50 atendimentos por dia”, afirma o coordenador do Programa Thiago Simões.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama a partir de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Esse é o tipo de câncer de maior incidência nas mulheres. Ao ano mais de um milhão de novos casos são detectados no mundo de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Dentro do país, por ano, são diagnosticadas mais de 52 mil pessoas com a doença segundo dados do Ministério da Saúde.

O exame preventivo do câncer de mama deve ser feito anualmente em mulheres com mais de 40 anos, desde que não tenham casos de câncer na família, em parentes de primeiro grau, e que não apresentem fatores de risco.

Essa ação social é uma parceira do Hospital Dílson Godinho, da Sociedade Rural, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Para fazer o exame é necessário levar uma cópia do documento de identidade, CPF, o cartão SUS e um comprovante de residência.

“As pessoas que chegarem depois da cota de atendimentos diários vão sair com o exame agendados para ser realizado no Hospital depois da Expomontes”, afirma Thiago. Os exames serão realizados todos os dias da Expomontes a partir das 13h. No dia 3 de julho, feriado do aniversário de Montes Claros, e nos sábados e domingos, os atendimentos começam às 8h da manhã.

“A Expomontes é também um espaço da saúde. A vinda do caminhão comprova a Exposição abrange diversos setores. Esperamos novas parcerias desta natureza”, encerra Osmani Barbosa Neto, Presidente da Sociedade Rural.

Comentários