MINHA CASA MINHA VIDA: PRESENTE no ANIVERSÁRIO de MONTES CLAROS

Minha Casa Minha Vida
Montes Claros faz aniversário e o presente é da população

Texto: ASCOM
Foto: Júlia Faccion

 Algumas pessoas choraram, outras sorriram, outras agradeceram a Deus. Estas foram as manifestações naturais de quem acabava de dar um grande passo para a aquisição da tão sonhada casa própria. Foi assim o sorteio de 1.159 casas do programa Minha Casa Minha Vidarealizado nesta quinta-feira, 3, no parque de exposições João Alencar Athayde. 

O sorteio foi realizado no dia do aniversário da cidade. No parque, uma multidão de quase dez mil pessoas esperava ansiosamente para ver ou ouvir o nome na lista dos que receberão uma casa nos residenciais Montes Claros II e Vitória II.

O processo foi totalmente informatizado, feito por meio de um software desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ciência e tecnologia. Todo o processo foi conduzido desta forma, desde o cadastro, onde se inscreveram mais de 20 mil pessoas, até o sorteio final. Os critérios adotados foram os dispostos na portaria 595/2013, do Ministério das Cidades, e no decreto municipal 3.195/2014. Ser morador de área de risco, mulher chefe de família ou família com deficientes, são alguns dos critérios estabelecidos.

Antes do sorteio, o prefeito Ruy Muniz desejou boa sorte a todos e falou sobre a importância de um bom lar. Aos que não teriam a mesma sorte no dia, o chefe do Executivo deu a notícia de que oito mil casas do programa já estão garantidas para a cidade. O prefeito afirmou ainda que está negociando a construção de outras duas mil casas, o que reduziria para menos da metade a demanda total da cidade que é de aproximadamente 17 mil pessoas.

“Minha vontade era que todos ganhassem hoje, mas outros conjuntos virão e todos vão ganhar um lar. Quero que vocês saibam que estas casas não podem ser usadas com nenhuma finalidade política, porque quem conseguiu isso foram vocês. As casas são construídas com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), um recurso do povo e que está sendo usado para povo por meio de financiamento”, disse o prefeito.

Cerca de 1500 pessoas foram selecionadas, formando assim um cadastro de reserva. Foram observadas também as cotas para deficientes físicos e idosos. As famílias sorteadas vão receber a visita de assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, que irão averiguar a veracidade das informações fornecidas.

Quem está ansiosa para receber a visita é a Iva Alves dos Santos, moradora do bairro Nossa Senhora das Graças. Iva já participou de outros dois sorteios e nesta quinta-feira, em pleno aniversário de 157 anos de Montes Claros, ganhou este presente. “Estou muito feliz, pois moro em um local com quase dez pessoas. Não vejo a hora de ir para o meu cantinho. A emoção é muito grande e agradeço a Deus por olhar por todos nós”, agradeceu a sorteada.



Comentários