PIRAPORA: SINFONIA DO VELHO CHICO marca fim das férias

Sinfonia do Velho e Seresta movimenta fim de férias

Rogério Carlos
Edição: Thiago Matos
Fotos: Ivan Rodrigues


Marcando o fim das férias de Julho, aconteceu no último sábado (26-07) mais uma apresentação da Banda Sinfônica Jovem, dentro do projeto “Sinfonia do Velho Chico”. Porém, nesse sábado antes da apresentação da Banda, aconteceu a apresentação do grupo de seresta de São Paulo: os Trovadores Urbanos, que levou a boa música aos turistas e piraporenses que  lotaram a área do porto. Os Trovadores fizeram sua primeira apresentação no dia dos namorados em 1990. Desde então, o grupo vem emocionando a todos com seus sucessos e repertório romântico. Em Pirapora, o grupo cantou músicas que são lembradas até hoje pelo público, como Trem das Onze, músicas do samba de São Paulo e muita Seresta. Os músicos farão uma série de apresentações e gravações em forma de documentário em cidades ribeirinhas. O objetivo do projeto é fortalecer a Seresta na região. Vários seresteiros de Pirapora participaram efetivamente das gravações e apresentações do grupo na cidade, conforme informou Juca Novaes, do grupo Trovadores Urbanos.

Maída Novaes vocalista do grupo Trovadores Urbanos parabenizou a cidade pelos investimentos na cultura. “Quero parabenizar ao povo de Pirapora, por não deixar a cultura da Seresta morrer. Quando começamos as nossas apresentações, em 1990, tínhamos esse intuito de valorizar e resgatar a nossa música e a nossa cultura. É um prazer realizar uma apresentação à bordo do vapor Benjamim Guimarães, às margens do Velho Chico: duas maravilhas da nossa história. Obrigado Piraporam em breve estaremos de volta”, disse.
Luciano Magalhães e sua esposa Edna Magalhães, ambos de Juiz de Fora, ficaram encantados com a noite de música no porto de Pirapora. “Hoje, realmente é uma noite especial. A cultura brasileira, mineira e piraporense é fantástica”, afirmou.
O prefeito Léo Silveira destacou a importância da troca de experiência e agradeceu o grupo Trovadores Urbanos pela escolha de Pirapora para apresentação do seu trabalho. “Essa troca de experiência é muito importante para os desenvolvimentos cultural e musical dessas crianças que com brilhantismo engrandecem o projeto Sinfonia do Velho Chico.  Hoje, tivemos a oportunidade de ouvir grandes clássicos da música brasileira, como o Guarani de Carlos Gomes, Como Uma Onda, de Lulu Santos e muitos outros grandes sucessos dos Beatles. Ao grupo de Trovadores, nosso muito obrigado. Essa turnê pelas cidades ribeirinhas é matéria-prima para documentários sobre a vida do povo que vivem às margens do Velho Chico. Assim, vamos resgatar o que não podemos perder: a nossa origem”, finalizou.
O fim de semana em Pirapora recebeu turistas de Diamantina, São Paulo, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Goiânia, Brasília, Montes Claros e Santa Catarina. A próxima Sinfonia do Velho Chico será no dia 23 de agosto.           

Comentários