FORUM: COMBATE a INCÊNDIO é TEMA de CAPACITAÇÃO

Fórum de Saúde e Segurança
Combate a incêndio em indústrias é tema de capacitação



 
Nos dias 19 e 20 de setembro, no auditório do Senac, será realizado o Fórum SMS de Saúde e Segurança, evento que objetiva capacitar as empresas e indústrias em ações de prevenção de acidentes e incremento da segurança nestes ambientes.
 
O fórum é destinado aos profissionais responsáveis pelos atendimentos em situações de emergências, como engenheiros de segurança, técnicos de segurança, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, técnicos de enfermagem do trabalho, brigadistas, bombeiros civis, além de profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Militar e Rodoviária, SAMU, Defesa Civil, entre outros.
 
Um dos destaques na programação do evento é o treinamento que será ministrado na sexta-feira, 19 de setembro.
 
Com o tema “Prevenção e Combate a Incêndio para Plantas Industriais, Mineração, Logística e Agronegócio”, o treinamento, com carga horária de oito horas, discutirá os fundamentos de técnicas para controle de incêndios em plantas industriais, mineração, logística e agronegócio; orientações sobre a elaboração do Plano de Atendimento a Emergência (PAE) e Plano de Ajuda Mútua (PAM), além de informações sobre a armazenagem de inflamáveis, em conformidade com os requisitos da Norma Regulamentadora número 20.
 
O instrutor convidado para ministrar este treinamento é Jorge Alexandre Alves, especialista em programas de atendimentos a emergências nas áreas de Incêndio, Resgate, Produtos Perigosos, Salvamento, Emergências Medicas nos níveis Básico e Avançado e Emergências Ambientais. Uma de suas especialidades é o controle de incêndios em plantas industriais de alto risco.
 
Jorge Alexandre Alves é atuante em diversas ocorrências notórias, inclusive fora do Brasil, como no Furacão Andrews, nos Estados Unidos, em 1992. Foi instrutor de vários cursos de formação e capacitação do setor e fundou o Corpo de Bombeiros Municipal de Itatiba, em 1997, no interior do Estado de São Paulo, o que lhe deu também experiência de como funcionam no Brasil os sistemas existentes e as alternativas para o atendimento às emergências nos municípios brasileiros.
 
Com a prática adquirida por vários anos em atendimentos de emergências nos Estados da Flórida e New York - USA, onde participou em diversas ocorrências de emergências médicas, incêndio e resgate, o paramédico Jorge Alexandre Alves desenvolveu e foi o responsável técnico do programa de treinamento do Plano de Ação Emergencial em situações de acidentes envolvendo vitimas em usinas termo e hidroelétricas, subestações e linhas de transmissão, para importante empresa estatal do governo federal.
 
Seu objetivo é fazer com que todos os emergencistas brasileiros conheçam os procedimentos corretos e mais atuais para salvar vidas, seja na indústria ou fora dela. Ele repassa não só o que sabe, mas alerta para a busca constante de profissionalização e atenção integral sobre a área, através de várias ferramentas como a participação nas comissões técnicas de normas e na observação dos aspectos positivos nos sistemas de emergência no mundo para que seja possível adaptá-los à realidade brasileira.
 
Inscrições - Os interessados em participar do Fórum SMS de Saúde e Segurança podem se inscrever até o dia 17 de setembro, na sede da SMS Consultores Associados, à Rua Edmundo Dias 60, Centro, das 8 às 17 horas.
 
Informações: (38) 3084-7344 / 3082-9207 / 9198-7271


Texto: Ana Maria Barbosa
Foto: Divulgação

Comentários