A GRATA FUNÇÃO de FAZER e LEVAR POESIA

A grata função de fazer e levar poesia


“E eu senti vontade de recomeçar tudo outra vez...” Frases inspiradoras como esta e tantas mais que pontuaram o ‘TRIPSIU – 03 anos celebrando 03 décadas/ 28º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético’ fazem com que cada apresentação musical, lançamento de livro, homenagem, intervenção, performance, oficina ou troca de ideias sejam motivos extras para fazer ou ouvir poesia. O clamor pela valorização dos artistas, o interesse por contar histórias, a sensibilidade e a solidariedade são unanimes, ainda que, cada qual trilhe caminhos muitos diferentes.
De Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Vale do Jequitinhonha e outros lugares do Brasil, especialmente, de tantos cantinhos de Minas Gerais, os artistas que acrescentaram talento ao TRIPSIU, trouxeram mais do que a vontade de participar desse evento – trouxeram brilho a ele.
Os colaboradores desse fantástico salão de poesia manifestaram, em uma semana de apresentações ao público, o resultado de um processo exaustivo de criação, no entanto, muito prazeroso, de quase três décadas de trabalho.
A alma poeta é assim. Um olhar direto, um tom de voz, um assobio, uma nota musical, e ainda que apareça algum “bocejo”, ele também inspira. Porque inspiração é o que não falta. A vasta seca que assola nossa região, vista do alto de um voo, inspira palavras doces e receptivas de improviso sobre o norte de Minas e Montes Claros, como bem fez um dos participantes.
A apresentação do poeta em outros tempos numa praça da capital mineira inspira e motiva uma poetisa a lançar seu livro aqui, mesmo depois de percorrer outros lugares além das fronteiras. Isso é Psiu Poético. Isso é cultura. Isso é fazer jus ao talento nato de inspirar e expirar sentimentos que fazem a vida mais amena.
Eventos especiais como o Psiu Poético só são possíveis graças a participação intensa de colaboradores, músicos, escritores, poetas, pessoas que trazem a arte na alma e fazem questão de dividi-la com os outros. A possibilidade da realização se estende aos patrocinadores, à imprensa e tantos parceiros que de uma forma ou de outra reconhecem na classe artística o potencial necessário e grandioso para a cultura local. E agradecer também é uma forma de fazer poesia.
O Psiu Poético – Salão Nacional de Poesia, já não é um evento local. É um evento feito localmente para receber nacionalmente e intensamente. E quando se pensa que o evento acabou, o próximo projeto, que já não é mais embrionário, já tem até tema – “Rumo aos 30 Anos!”.
Então, quando outubro de 2015 chegar, chegará também mais um Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, com um novo cenário, novas histórias e mais um capítulo com a grata função de levar poesia a quem queira ouvir.

Comentários