TREMORES:COMO LIDAR

TREMORES

DEFESA CIVIL REALIZA PALESTRAS



Na madrugada de domingo (12), um tremor de terra de 3.5 na escala Richter foi sentido em todas as regiões de Montes Claros. Registrado pelos sismógrafos instalados na cidade, as informações chegaram ao Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis-Unb), que determinou a intensidade.
 Os tremores de terra são relativamente comuns no Brasil e a grande maioria é de origem inteiramente natural, ou seja, causados por tensões geológicas existentes na crosta brasileira. Embora atividades sísmicas venham ocorrendo com certa frequência em Montes Claros, estudos comprovam que o Norte de Minas não é uma das áreas mais sísmicas do Brasil. Os estudos permanecem sendo realizados pelo Obsis-Unb, através de dados enviados pelos 4 sismógrafos existentes, atualmente, em Montes Claros.
Os especialistas que estudam o fenômeno frisam, no entanto, que não é possível prever a evolução dos tremores e nem fazer previsão de novas atividades. Eles acreditam que a melhor forma de lidar com o fenômeno é ter conhecimento de como agir durante a situação.
Além dos estudos, visando levar informações para a população e mostrar que não há necessidade de pânico, a Defesa Civil de Montes Claros tem realizado palestras em escolas, empresas, indústrias e em outros locais. Para receber o grupo, basta agendar uma palestra através do 199.
COMO AGIR EM CASO DE TREMORES
Dentro de casa: afastar-se de objetos que possam cair, ir para debaixo de uma mesa ou abertura de uma porta; desligar o gás.
Fora de casa: ir para áreas livres; não entrar em pânico; não se aproximar de edifícios, linhas de transmissão de energia, muros, monumentos ou árvores.
Em prédios: não usar elevador ou escada durante o tremor; procurar locais seguros longe de janelas e armários; permanecer calmo e esperar por ajuda.

Comentários