TRIPSIU: SALÃO DE POESIA TEM ABERTURA NESTE SÁBADO

Sábado será mais poético em Montes Claros
O TRIPSIU 28º Salão de Poesia terá abertura com passeata pelas ruas da cidade


O próximo sábado, 04 de outubro, será especial para os montes-clarenses. Poetas, professores, estudantes, músicos, atores, bailarinos, agentes culturais e comunidade participarão do “despertar poético”, uma passeata pelas ruas da cidade, com início às 8h, saindo da Praça Dr. Chaves/Matriz. Esta será uma das primeiras atividades da abertura da 28ª edição do Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético. Este ano, o tema escolhido é “TRIPSIU: Três anos celebrando três décadas”.
O dia 04 de outubro é o Dia Municipal da Poesia e o trajeto sairá e voltará ao Centro Cultural percorrendo as principais ruas da área central. Na chegada, as escolas participantes apresentarão um recital poético com alunos das escolas participantes. Aroldo Pereira, um dos idealizadores do evento, sempre lutou para ampliar o acesso à arte poética a todas as pessoas, desde crianças até idosos, sem distinção de classe social.
“O Psiu Poético, nos seus 28 anos de existência, influenciou gerações se firmando como um projeto de resistência cultural, responsável diretamente pela formação de escritores, poetas e artistas. Nomes como Waly Salomão, Alice Ruiz, Fernando Bonassi, Adão Ventura, Arnaldo Antunes, Anelito de Oliveira, Mirna Mendes, Adélia Prado, Thiago de Mello, Jorge Mautner, Virna Teixeira, Makely Ka, Ricardo Aleixo, Murilo Antunes, Nicolas Behr, Karla Celene Campos, José Carlos Capinam, Leila Míccolis, Carlos Nejar, Renilson Durães, Yvonne Silveira, Estrela Leminski, entre tantos outros já participaramo das edições do projeto. O Psiu Poético faz parte do calendário cultural da cidade de Montes Claros e região do Norte de Minas Gerais e da cena poética brasileira”, conta Aroldo.
Os homenageados estarão presentes, representando poetas e escritores vivos que contribuem para a perpetuação e enriquecimento da cultura e literatura na região e no país. A escritora Lara Araújo, o carioca Éle Semog, pseudônimo de Luiz Carlos Amaral Gomes; Wagner Merije; Telma Scherer, Ricardo Aleixo e Luis Carlos da Costa, mais conhecido como Dako$ta Kemerich, vão divulgar suas obras.
Neste dia festivo, a partir das 20h, a Galeria Godofredo Guedes, no Centro Cultural Dr. Hermes de Paula, será palco da abertura oficial, com o lançamento dos livros: “Parte”, de Luciane da Mota Frota, “Beleza Estranha”, de Tércio Ribas Torres; “Antologia 28º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético”, de Marli Silva Fróes & Jurandir Barbosa e “X”, um poema de Lara Firmino Araújo, uma das homenageadas. O músico André Águia apresentará a música-tema desta edição do Tripsiu e a canção “Nave”, com a Banda Cidadão Alienígena.
A programação de 2014 do TRIPSIU segue até o dia 10 de outubro, com exposição de poemas, muitos lançamentos de livros, palestras, intervenções culturais em espaços públicos como o terminal Rodoviário da cidade.  Além de recital, performances, debates, oficina de cinema e espetáculos poético-musicais. Confira toda a programação no site www.psiupoetico.com.br.

 Foto-legenda: O espetáculo "eu sou da sua laia" também foi apresentado em Belo Horizonte, no Sesc Palladium, em setembro
Crédito: divulgação


Comentários