VIGILÂNCIA SANITÁRIA promove conscientização

Educanvisa

Vigilância Sanitária promove trabalho de conscientização nas escolas



A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Montes Claros realizou, no último sábado, uma visita à Escola Municipal Caio Lafetá, que atende ao distrito de Ermidinha. O objetivo foi apresentar aos professores da instituição o projeto Educanvisa, que tem como meta informar corretamente a população a respeito do consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária, através da conscientização do público escolar.

Na oportunidade, os técnicos da Vigilância Sanitária Municipal capacitaram os professores quanto aos cinco eixos do projeto: Vigilância Sanitária; Uso Racional de Medicamentos; Saúde e Educação; Alimentação Saudável; e Uso de Agrotóxicos. A capacitação ocorreu durante todo o período da manhã e contou com a presença de professores, da diretora e dos supervisores do colégio, além de outros funcionários e de acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos, em um total de mais de 50 participantes.

Os cinco eixos serão aplicados até o término do ano de 2015, sendo que os primeiros a serem abordados serão Alimentação Saudável e Uso de Agrotóxicos. A escola possui dentro das suas dependências uma horta feita pelos alunos com hortaliças e plantas medicinais, sendo já um campo potencial para a aplicação do projeto. Foram disponibilizados para os professores livros, jogos recreativos, almanaques, cadernos e CD´s, entre outros materiais que serão utilizados durante o projeto.

Segundo José Osmando Mendes de Aquino, gerente da Vigilância Sanitária Municipal, o objetivo é que o Educanvisa seja implantado em todas as escolas públicas de Montes Claros.


EDUCANVISA - É um projeto de autoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), desenvolvido em parceria com as vigilâncias sanitárias dos municípios. A Vigilância Sanitária de Montes Claros se inscreveu para participar do projeto no ano de 2009, sendo que em 2013 o município foi contemplando. Vale ressaltar que, na última capacitação realizada pela ANVISA, apenas três municípios do Norte de Minas estavam entre os selecionados para participar do projeto.

Comentários