MIRABELA: VEREADORES BUSCAM REDUÇÃO de VIOLÊNCIA


SEGURANÇA PÚBLICA

Vereadores de Mirabela buscam medidas para reduzir violência e PM responde imediatamente com ações efetivas

Com a finalidade de discutir e buscar soluções para os crimes recorrentes, em Mirabela, o Presidente da Câmara Municipal, Lucílio Gusmão, o Vice-presidente Sandro de Tonão e o Vereador, Tonim de Dite, se reuniram, nesta terça-feira (25), com o Sub-Comandante do 10º Batalhão da Policia Militar, Capitão Járson Hansen, na sede da Corporação em Montes Claros.
“Estamos aqui para representar toda a população. A segurança é um desejo de todos. Nós nos empenhamos. Construímos – toda a comunidade - delegacia e quartel e precisamos de mais atenção para Mirabela, que tem sofrido com assaltos, roubos, homicídio e até arrastão em bares. Outro agravante se deve a divisão de policiais com o Município de Patis. A população, como todos nós, precisa de respostas e mais segurança”, denunciou Lucílio.
Sandro de Tonão acredita que somente com ações mais efetivas e enérgicas a violência pode ser amenizada na cidade. “Muitos moradores têm reclamado na demora no poder de resposta de Policia. No último fim de semana, houve um assalto no centro. Muitos moradores acionaram a PM, que não atendeu aos vários chamados. Não tinha ninguém na casa no momento do arrombamento. Só quando os donos chegaram e foram ate o quartel que foi confeccionada ocorrência”, garante.
Tonim de Dite, que reside na zona rural, fala que até durante o dia está complicado de manter um funcionário para trabalhar. “Ninguém quer trabalhar na roça mais não. Quando ouvimos barulho de carro já ficamos assustados, com medo de ser assaltante. Eu já fui assaltado uma vez e hoje temo por tudo”, pondera.
O Capitão Járson Hansen divulgou que os crimes tem tido uma significativa redução na terra da carne de sol. Segundo ele, em 2012 – conforme dados estatísticos da Policia Militar – forma 27 crimes violentos, que compreendem latrocínios, homicídios, roubos a mão armada, roubo com agressão e estupro. Já em 2013, foram 21. De 1º de janeiro a 23 de novembro deste ano foram 14.
“Se comparado entre janeiro e novembro de 2013 e 2014 há uma queda de quase 27%. Nos últimos dias houve registros de diversas ocorrências, mas Mirabela é a única cidade da área do 10º BPM, correspondente a 17 Municípios, que recebeu dois Soldados nos últimos tempos. Em 2013, eram oito policiais. Agora, são 10. Ainda enviaremos mais um PM para reforçar o efetivo”, afirmou.
Sobre o caso de Patis e Mirabela Capitão Hansen garantiu que os Policiais das cidades trabalham de forma distinta. “Cada Pelotão tem a sua responsabilidade, seu efetivo e suas viaturas. O que é feito em conjunto é SOMENTE a delegacia de Mirabela que também atende a Patis. Nada mais que isso”, justificou.
Os dados sobre crimes não violentos não foram divulgados. Ele também alerta sobre o a questão da sub-notificação, que prejudica o mapeamento das ocorrências e o direcionamento das ações do poder público.

De acordo com o Sub-Comandante, o fenômeno dos crimes está em toda parte do Estado. Ele citou o caso de Uberaba onde há um crescimento assustador no número de crimes. De 1.700 em 2013 subiu para 2.900 neste ano.
Para ele, a criminalidade não é um problema exclusivo de Mirabela. Mesmo assim, há um ano o Setor de Planejamento da 11ª RPM elaborou um estudo e encaminhou ao Comandante Geral da PM de Minas solicitando que Mirabela deixe de ser Destacamento e se torne Pelotão ou Companhia.
“Esse é o desejo de todos nós. Com isso, teremos mais viaturas, Oficiais, mais Efetivo, Bike Patrulha. A Cidade já tem um excelente espaço físico. Com a ajuda de todos e articulações institucionais vamos realizar nosso desejo, que vai viabilizar, sobretudo, na redução de crimes de toda natureza.
Daqui para frente!
Além de ações imediatas para coibir a prática de crimes – como operações que serão realizadas na cidade e zona rural - e aumentar a sensação de segurança da comunidade, os Vereadores vão encaminhar ofícios aos órgãos competentes, políticos eleitos solicitando a aplicação das medidas sugeridas.
A Câmara em parceria com a Policia Militar e Rádio Livre vão promover uma Campanha de Auto Proteção a partir do próximo mês.
Em 2015, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família voltará a ser implantado na cidade.
O Capitão Járson Hansen vai participar da próxima Reunião Ordinária, a ser realizada, no dia 1º de Dezembro, às 9h, na sede do Legislativo.

Andréa Fróes
Comunicação e Projetos 

Comentários