COMCULTURA II- RESPEITO À IDENTIDADE CULTURAL e VALORIZAÇÃO da MEMÓRIA

COMCULTURA II

Respeito à identidade cultural e valorização da memória histórica estão entre critérios de seleção de projetos
 Texto: Attilio Faggi Jr.

Já estão abertas as inscrições para os interessados em terem seus projetos culturais patrocinados pelo segundo edital do Conselho Municipal de Cultura de Montes Claros (COMCULTURA). O objetivo da iniciativa é apoiar, incentivar, desenvolver e preservar as expressões artísticas e o patrimônio cultural de Montes Claros. O edital irá financiar, com valores de até R$ 5.000 provenientes da receita arrecadada com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), projetos culturais de Montes Claros para concorrerem ao 3° ARTEBOI – Festival de Cultura de Montes Claros, que irá homenagear o artista plástico Konstantin Christoff.
As inscrições serão gratuitas e podem ser realizadas, até o dia 31 de janeiro, pessoalmente junto ao Conselho Municipal de Cultura, na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (rua Cel. Celestino, nº 99, no Corredor Cultural Padre Dudu). Poderão se inscrever artistas com idade superior a 18 anos, que residam em Montes Claros, e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos socioculturais nas áreas de: Artes Plásticas (pintura, desenho, escultura), gráficas e congêneres; Artes Cênicas, compreendendo teatro, dança, circo, ópera, mímica e congêneres; Literatura, inclusive de cordel; e Música.
Entre os critérios de seleção dos projetos, que serão avaliados por uma comissão técnica e, posteriormente, pelo COMCULTURA, estão aspectos orçamentários do projeto como relação custo benefício; retorno de interesse público; clareza e coerência dos objetivos; respeito à identidade cultural local; e valorização da memória histórica da cidade. Também serão avaliados a criatividade dos trabalhos; enriquecimento de referências estéticas e artísticas; priorização da mão de obra local e equidade entre segmentos artísticos culturais a serem desenvolvidos no projeto.   
Cada empreendedor cultural poderá apresentar apenas um projeto que deverá ser executado no período de 1° de abril a 31 de dezembro de 2015 com suporte técnico e infraestrutura da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. O edital está disponível para consulta no site oficial da Prefeitura de Montes Claros na edição de 16 de dezembro do Diário oficial Eletrônico do Município (http://www.montesclaros.mg.gov.br/diariooficial/2014/dez-14/Diário%20Oficial%20Eletrônico%2016-12-14.pdf).

Comentários