SMS GARANTIU BEM-ESTAR durante CARNAVAL

SMS montou esquema especial para
garantir o bem-estar da população

 19/02/2015 | ASCOM | Texto: Daniel Moraes | Foto: Daniel Moraes e Wilson Medeirosl | Webdesign: Isabela Paulino

Alpheu de quadros - foto Wilson Medeiros Equipe de saude do carnaval da lagoa. Foto Daniel Moraes (1) Protocolo de Manchester - Alpheu de Quadros - Foto Wilson Medeiros (1) Protocolo de Manchester - Alpheu de Quadros - Foto Wilson Medeiros (2)

Pensando no Carnaval deste ano e em todas as suas implicações (afluxo de pessoas para Montes Claros, aumento do número de veículos nas estradas, ocasionais excessos de ingestão de bebida alcoólica, etc), a Secretaria Municipal de Saúde preparou um grande esquema para garantir o bem-estar de toda a população durante os dias da folia.
Assim, o Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros teve seu pessoal reforçado para dar conta do aumento da demanda, e a equipe de regulação, avaliação, auditoria e controle da Secretaria de Saúde intensificou sua ação nos hospitais da cidade para garantir que os pacientes fossem encaminhados para os estabelecimentos de saúde onde houvesse leitos disponíveis.   
Com relação ao evento Carnaval da Lagoa, uma equipe de atendimento de saúde, composta por médico, dois enfermeiros e quatro técnicos de Enfermagem, esteve no local da festa durante os três dias da folia, tendo inclusive uma ambulância à disposição, em caso de ocorrências mais sérias. Foi desta forma, com planejamento e ações concretas, que o feriado prolongado de Carnaval transcorreu em paz na maior cidade do Norte de Minas.
PROTOCOLO DE MANCHESTER – Os estabelecimentos de Saúde de Montes Claros utilizam, como forma de organizar e estabelecer prioridades para os atendimentos clínicos, o Protocolo de Manchester, que é uma metodologia científica para garantir uma triagem eficiente, baseada nos sintomas apresentados.
Através do Protocolo de Manchester os pacientes têm sua respiração, pulsação, glicemia capilar avaliados, além de outros aspectos visíveis, como hemorragias e fraturas. O nível de dor apresentado pelo paciente também é utilizado para se estabelecer a prioridade do atendimento.
O Protocolo de Manchester divide os pacientes nas seguintes classificações:
Vermelho – Emergência – Atendimento imediato
Laranja – Muito Urgente – Atendimento em até 10 minutos
Amarelo – Urgente – Atendimento em até 60 minutos
Verde – Pouco Urgente - Até 120 minutos
Azul – Não Urgente - Até 240 minutos

Comentários