"EU SOU FUNORTE"- NETE FREITAS

EU SOU FUNORTE - Enizanete Maria de Freitas
“É importante reconhecermos que o importante é o produto, o que tem por dentro, pouco vai adiantar o exterior bonito se o conteúdo deixa a desejar”

Profissional reconhecida pelo seu trabalho na área da beleza em Montes Claros, Enizanete Maria de Freitas é egressa do curso de Estética e Cosmética da Funorte/Fasi. Natural de Mato Verde, a empresária que é proprietária de uma rede de salões de beleza na cidade, concluiu sua graduação em 2014. Mãe de dois filhos, Enizanete, mais conhecida como “Nete”, também é terapeuta capilar e cosmetóloga.
Segundo Enizanete, a escolha pela graduação em Estética e Cosmética da Funorte/Fasi deve-se ao fato do curso estar ligado à sua profissão, além de ser pioneiro na região e de da Funorte ser uma faculdade conceituada. “O bom profissional, no mercado competitivo deve estar em constante busca do conhecimento como forma de aperfeiçoamento profissional e melhoria na qualidade do serviço/produto”, afirma.
Para a empresária, a Funorte apresenta em seus quadros de profissionais, professores éticos e bem preparados, e isso se reflete na qualidade do ensino. “Além disso, há um aporte para melhoria da qualidade do ensino, a existência de laboratórios de qualidade, o que, sem dúvida, contribuiu para a construção do aprendizado”, diz.
As teorias e práticas vivenciadas durante o curso foram muito importantes para o crescimento profissional da terapeuta capilar. “O conhecimento com embasamento científico nos proporciona entender mais profundamente os diversos procedimentos elaborados. Além de tudo isso, o curso abriu novos campos do conhecimento, nos quais, me possibilitou explorar outros segmentos de mercado”, enfatiza Nete.
Além do conhecimento, no período em que esteve na Funorte/Fasi, a cosmetóloga vivenciou diversos momentos marcantes. “As melhores lembranças focam no trabalho em equipe, uma vez que possibilitou estreitar relações interpessoais, fortalecendo a amizade e expandindo o conhecimento”, fala Nete.
No cotidiano da sua profissão, Nete afirma que existem muitos desafios a serem superados. “O empresariado que honra com seus compromissos e obrigações jurídicas, tributárias, sanitárias e trabalhistas tem a árdua missão de se manter no mercado, com qualidade de serviços e preços. Isso, às vezes é um dificultador, pois, há outros empreendedores não qualificados que atuam clandestinamente no mercado, com preços irregulares e sem o cumprimento das normas do ramo. Aliado a isso, observamos o excessivo rigor e desigualdade na fiscalização na medida em que os pequenos estabelecimentos não são ou raramente são fiscalizados”, pondera.
Proprietária de uma rede de Salões de beleza, Nete é apaixonada pela profissão que exerce. “Fazer o que se gosta, apesar dos percalços, é prazeroso, e isto afeta diretamente na qualidade do serviço e no desenvolvimento do trabalho. Amar a profissão é um dos passos para o sucesso. Administro meus estabelecimentos com muito amor e dedicação as duas unidades”, afirma.
Com uma grande experiência no mercado, a empresária diz que a área da beleza e um setor em expansão. “É importante compreender a extensão do conceito de beleza, ele extrapola a aparência pessoal e interfere diretamente na autoestima. Hoje, o bem estar pessoal é um nicho de mercado crescente em todos os segmentos e essa relação beleza e autoestima, faz com que também esse segmento apresente uma curva ascendente”, analisa.
Pioneira e bem sucedida na carreira, Enizanete diz que não recorda se já sofreu preconceito por ser uma mulher de destaque no mercado de trabalho montesclarense. “Não me lembro que tenha sido vítima de algum preconceito. É importante que cada um tenha a dimensão exata de seu sucesso e saiba lidar com pessoas possuidoras de sentimentos hostis, causado principalmente por suas frustrações. No meu caso, se aconteceu ou se acontecer, o melhor é seguir em frente, do que ficar desperdiçando tempo precioso com algo que em nada pode me acrescentar”, acredita.
Em uma sociedade em que a beleza é tão apreciada e julgada, Nete diz que a principal dica que pode dar em relação ao assunto é que as pessoas se amem em todos os sentidos, quer seja pela sua aparência física, ou qualquer outra característica. “É importante reconhecermos que o importante é o produto, o que tem por dentro, pouco vai adiantar o exterior bonito se o conteúdo deixa a desejar. A valorização é pessoal, faz parte da autoestima, os profissionais da beleza só vão potencializar aquilo de bom que já existe em cada um”, pondera.
Para o futuro, a empresária e cosmetóloga buscar crescer ainda mais. “Como todo empresário meus planos são expandir meus negócios com a finalidade de melhorar a autoestima das pessoas, procurando ser referência de beleza através de uma linha própria de cosméticos e uma rede maior de salões (consultórios) de beleza”, finaliza.
* Coluna publicada semanalmente com histórias de ex-alunos da Rede Funorte/Soebras. Entrevista realizada por Samuel Evangelista

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