GIGANTE SÉRVIO: DA EUROPA PARA O CERRADO

Da Europa Meridional para o cerrado: Milan Celic, gigante sérvio
Natural de Klek, na província de Voivodina, a 86km de distância de Belgrado, capital da Sérvia, Milan Celic, de 2,01m, 98kg, tem passagens por diversas equipes do mundo, apesar da pouca idade (27 anos), e atravessou o Atlântico para realizar o sonho de jogar a Superliga. O sérvio desembarca em Montes Claros no próxima dia 23, quando se junta aos demais colegas na terra até então desconhecida para ele.
Sem muita intimidade com o português, o que ele espera não ser uma dificuldade de adaptação, o sérvio teve de gastar o seu inglês para falar com a gente. “Será difícil ficar longe dos amigos e da família, mas farei novas amizades no Brasil, com os colegas de equipe, com a torcida”, conta Milan. “Eu amo o povo daí. Todos que conheci foram muito legais comigo. Mal posso esperar para chegar. Em poucas palavras, eu amo o Brasil”, pontuou.
Celic é casado, mas a princípio virá ao Brasil sozinho. “Tenho uma esposa e estamos juntos há cincos anos. Ela irá para Brasil em outubro”, disse o sérvio, que ainda confidenciou sorridente um desejo: “Não temos filhos, mas esperamos que eles venham no Brasil!”
O sangue de Milan parece trazer uma linhagem bem forte. Apesar de pequeno, o vilarejo onde nasceu, Klek, de apenas 3mil habitantes, é também berço dos irmãos supercampeões sérvios Nikola e Vladimir Grbic, que atuaram pela antiga Iugoslávia. “Lá (em Klek), todo mundo joga vôleibol. Eu comecei com dez anos de idade”, conta.
E o nome de campeão faz juz. Milan tem dois Campeonatos Sérvios, uma Copa e uma Supercopa da Sérvia, pelo Red Star, e um extenso currículo. “Já joguei no Irã, Líbano, em Smederevo, no Klek, no Red Star, na Turquia e joguei a última temporada em Montenegro. Disputei duas vezes a Champions League”, disse Celic.
Ele diz estar vivendo o melhor momento da carreira agora, que está chegando ao MOC Vôlei. “Estou muito feliz e orgulhoso”, conta. “Foi a melhor conquista da minha carreira quando fechei com o Montes Claros. Estou tendo aquela chance única da vida de jogar em uma das melhores ligas do mundo e passar dez meses no Brasil. É um prazer jogar com estrelas de nível mundial”, completou.
Estou com grandes expectativas. Para mim é uma honra poder jogar a Superliga, com jogadores de alto nível, onde todas as equipes são fortes”, pontuou. “Não será fácil. Espero estádio cheio nas partidas em casa”, frisou Milan, que revelou ser fã de grandes nomes do voleibol brasileiro, em especial um futuro colega na nova temporada.
Será um prazer jogar ao lado de André Nascimento. Um astro e grande jogador”, confidenciou. “Meu ídolos no voleibol brasileiro são Dante, Giba e o André. Mas não diga ao André, ele vai ficar chateado comigo por ser o terceiro (risos)”, implorou Milan, em tom de brincadeira. “Gosto tambem do (Leandro) Vissoto, do Rafael, do Lucas e do Gustavo; ele é como uma parede”, se referindo ao central do Canoas. “No futebol, sou fanático pelo Manchester United (da Inglaterra). No Brasil, sou fã do Santos e do Flamengo."
Não por acaso, o Flamengo é um dos times por onde um compatriota de Milan passou e fez história: Petkovic. Perguntei a Celic se ele está ciente da idolatria que o fã de esporte brasileiro tem por Dejan e se ele pretende alcançar o mesmo status que Petkovic, porém no voleibol. “Sim, Petkovic é uma estrela no Brasil. Espero repetir o sucesso dele no Montes Claros. Será o suficiente para mim”, finalizou. Se depender da simpatia, não demorará muito para Celic cair nas graças da torcida.
Texto: Cid Bruno/MCV
Fotos: Divulgação

Comentários