SAMU realiza curso de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA

Samu realiza curso de urgência e emergência na microrregião de Pirapora

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) promove, neste sábado e domingo, 28 e 29 de novembro, um curso de atualização em urgência e emergência para os profissionais dos municípios que compõem a microrregião de saúde de Pirapora.
O curso está sendo realizado de 8h às 17h, no sábado e domingo, no Centro de Educação Permanente em Saúde do Centro Viva Vida e conta com a participação de cerca de 200 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam nos hospitais, na atenção primária e como socorristas do Samu na microrregião.
Tendo como foco o atendimento e manutenção da vida do paciente grave, o curso é ministrado pelos instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Macro Norte com objetivo de estimular o trabalho integrado da Rede de Urgência do Norte de Minas pré e intra-hospitalar e desenvolver habilidades no atendimento ao paciente grave, com vistas a sua estabilização e recuperação.
Para o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Cisrun), Joaquim Neres Xavier Dias, responsável pela gestão do Samu na região, é importante promover o alinhamento dos protocolos e condutas dos socorristas do Samu com os profissionais que atendem nas portas de entrada do hospital, para que haja a padronização do serviço. “Os socorristas do Samu estão em permanente treinamento, mas é importante que todos os profissionais envolvidos em todas as etapas do atendimento estejam em sintonia, de forma a garantir uma assistência com eficiência, segurança e no menor tempo possível. Além disso, a troca de experiência em cursos como o deste fim de semana promove a integração e a sinergia entre os diversos pontos da rede de assistência”, avalia.

PROGRAMAÇÃO
Durante as atividades teóricas e práticas serão abordados temas como as novas diretrizes de reanimação, suporte básico e avançado de vida adulto e pediátrico, regulação médica das urgências, critérios para transporte do paciente grave, estados de choque - insuficiência circulatória aguda, biomecânica do trauma, avaliação primária e secundária no trauma, acidente com múltiplas vítimas, abordagem ao paciente queimado, técnicas de imobilizações e contenção de hemorragias.
O curso já foi realizado nas microrregiões de Januária, Manga Janaúba, e Salinas/Taiobeiras. A próxima a ser contemplada será a região de saúde Brasília de Minas/São Francisco, que possui 16 municípios.


LOGO_SAMU1.jpg
Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte

Comentários