HOJE É DIA DE....

(Foto: www.azquotes.com)
HOJE É DIA DE....

Lembrar o poeta brasileiro OLAVO BILAC, nascido em 16/12/1865. Bilac é um dos mais destacados poetas brasileiros, membro fundador da Academia Brasileira de Letras e autor da letra do Hino à Bandeira. Aqui no blog, frases, trecho de um poema, e claro, o Hino, porque amamos o Hino à Bandeira, que consideramos o mais bonito!


"Flerte é um namoro inofensivo, sem consequências, que não acaba nem na pretoria nem na Casa de Detenção."

"Há quem me julgue perdido, porque ando a ouvir estrelas. Só quem ama tem ouvido para ouvi-las e entende-las...”

Trecho de "O Pássaro Cativo" (O.B.)
"...Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos e tudo.
Por que é que, tendo tudo, há de ficar
O passarinho mudo,
Arrepiado e triste sem cantar?

É que, criança, os pássaros não falam.

Só gorjeando a sua dor exalam,
Sem que os homens os possam entender;
Se os pássaros falassem,
Talvez os teus ouvidos escutassem
Este cativo pássaro dizer:

"Não quero o teu alpiste!
Gosto mais do alimento que procuro
Na mata livre em que voar me viste;
Tenho água fresca num recanto escuro
Da selva em que nasci;
Da mata entre os verdores,
Tenho frutos e flores
Sem precisar de ti!
De folhas secas, plácido, escondido.
Solta-me ao vento e ao sol!
Com que direito à escravidão me obrigas?
Quero saudar as pombas do arrebol!

Quero, ao cair da tarde,
Entoar minhas tristíssimas cantigas!
Por que me prendes? Solta-me, covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade!
Não me roubes a minha liberdade...
Quero voar! Voar!


Estas coisas o pássaro diria,
Se pudesse falar,

E a tua alma, criança, tremeria,
Vendo tanta aflição,
E a tua mão tremendo lhe abriria
A porta da prisão... 
"

Comentários