MEDALHA ANTÔNIO LAFETÁ REBELLO

MEDALHA ANTÔNIO LAFETÁ REBELLO
Comenda será entregue no próximo dia 21
 
Texto: Marcelo Valmor
Foto: Divulgação
 

A Prefeitura de Montes Claros instituiu a partir da Lei 4.762, de 28 de abril de 2015, a “Medalha de Honra ao Mérito em Gestão ‘Antônio Lafetá Rebello’”. A comenda será concedida anualmente a seis pessoas, sendo três do setor público e três do setor privado, e que tenham no exercício de suas atividades contribuído para o crescimento e desenvolvimento do município de Montes Claros.
O evento ocorrerá nas dependências do Centro de Eventos do Parque de Exposição João Alencar Athayde, dia 21, às 20 horas, e terá como orador oficial o economista Marcelo José Martins Furtado de Souza, ex-chefe do escritório da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste-SUDENE, em Montes Claros, e professor da Unimontes.
Os homenageados do setor público serão a ministra do Supremo Tribunal Federal - STF, a montes-clarense Carmem Lúcia Antunes Rocha; a professora Marina Lorenzo Fernandez Silva, fundadora do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes; e o prefeito de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Márcio Araújo de Lacerda. Já o setor privado terá como homenageados o ex-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros -Unimontes, Raymundo Rodrigues Avelar; o médico com excelentes serviços prestados a Montes Claros, Cláudio Henrique Rebello Gomes; e Fernando Aboudib Camargo, proprietário da Rede Intertv.
Na mesma cerimônia será homenageado também com a Medalha de Honra ao Mérito em Gestão ‘Antônio Lafetá Rebello’, o jornalista Theodomiro Paulino, nomeado pelo prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, como embaixador da cidade, enquanto a cerimônia será conduzida pela sobrinha do ex-prefeito que honradamente confere nome a medalha, a publicitária e jornalista Júnia Velloso Rebello.
 
Para as próximas edições o prefeito de Montes Claros deverá, mediante decreto, constituir Conselho Permanente para definição de critérios, indicação e escolha dos homenageados, conforme determina o Artigo 3º, da Lei 4.762/2015. Além disso, a data da entrega da medalha será transferida de forma definitiva para o mês de abril de cada ano, mês de nascimento do homenageado.
 
Quem foi Antônio Lafetá Rebello
Além de ex-presidente da Sociedade Rural, Antônio Lafetá Rebello governou Montes Claros por dois períodos. O primeiro entre 1966-1970, quando foi eleito em chapa única, demonstrando sua capacidade de conciliar interesses diversos,, tendo feito amplas obras de asfaltamento e infraestrutura. Já o segundo mandato, 1977-1982, se deu em meio a um quadro grave de crise econômica mundial, plenamente contornada pela sua gestão que ficou marcada, entre outras coisas, pelas grandes obras. A Lagoa do Interlagos, a Rodoviária, a Avenida deputado Esteves Rodrigues (Sanitária), entre outras, são alguns exemplos de permanência da memória e do esforço de um homem que dotou a Montes Claros de infraestrutura para se tornar a maior cidade do norte de Minas Gerais.
 
 

Comentários