MONTES CLAROS CONTRA A DENGUE

Tolerância Zero com o Mosquito – Montes Claros contra o Aedes
Megaoperações serão realizadas segundas, terças e quarta-feiras
Texto: Pedro Neto
Fotos: Fábio Marçal

De segunda a quarta-feira da semana que vem, dias 21, 22 e 23, as ações da Força Tarefa “Tolerância Zero com o Mosquito – Montes Claros Contra o Aedes" serão concentradas na saída para Januária e nos bairros Eldorado, Bela Paisagem, Vila Atlântida, Vila Oliveira, Vila Mauricéia, Jardim Panorama e nas proximidades da nova avenida sanitária do Córrego Pai João (Fundos do Hospital Aroldo Tourinho). O trabalho será desenvolvido por 200 agentes de campo, 14 caminhões basculantes, pás carregadeiras, retroescavadeiras, patrolas e caminhões com carroceria.
Na sequência, dias 28,29 e 30 de dezembro, o trabalho será desenvolvido na saída para as cidades de Pirapora e Coração de Jesus e nos bairros São Geraldo I, Chiquinho Guimarães, Ciro dos Anjos, Joaquim Costa, Vila Graice, Cintra, Lourdes, Ipiranga e Monte Alegre. Para desenvolver as ações, a Prefeitura contará com ajuda do Governo Federal, que vai enviar R$ 848 mil para contratação de agentes e pagamento de outras despesas durante as ações de combate aos focos do mosquito, transmissor da dengue, chikungunva e zica virus.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) destaca a importância da colaboração da comunidade como um todo. Haverá visitas domiciliares e coleta de todo e qualquer objeto sem utilidade e que possa acumular água parada, Os moradores devem contribuir e colocar para fora da residência e estabelecimentos objetos como pneus velhos, latas, garrafas pets, etc. “Nossa equipe está preparada para recolher todo o material, assim como resíduos, os quais serão transportados até locais apropriados", afirmou o coordenador do CCZ, Edvaldo Freitas, lembrando que Montes Claros apresenta 1,3% de infestação, segundo o mais recente Levantamento de Infestação Rápido (LIRAa), 0,3% acima do índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde.
A Força Tarefa tem representantes de todas as secretarias e órgãos municipais, Corpo de Bombeiros, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Grupo S.O.S Patroas, Centro Regional de Saúde (CRS), Grupo de Mães de Montes Claros, dentre outras representações da sociedade.
 

Comentários